Brasil autoriza lançamentos como os da SpaceX a partir de Alcântara

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil publicou ontem (1º) portaria que autoriza empresas como a SpaceX a lançar foguetes a partir da Base de Alcântara, no Maranhão.

A possível exploração comercial do centro de lançamento foi exaltada hoje (2) pelo presidente Jair Bolsonaro em sua conta no Twitter.

“O Brasil acaba de entrar no seleto grupo de nações que abrigam lançamentos de foguetes privados, como os da SpaceX. Após décadas, inicia-se nova fase de desenvolvimento, garantindo bilhões de reais ao país e região de Alcântara /MA”, destacou.

De acordo com a portaria, estão estabelecidas regras para “as atividades espaciais de lançamento a serem executadas por pessoas jurídicas privadas em qualquer lançamento que alcance uma altitude superior a 100 km em relação ao nível do mar”.

5 pensou em “Brasil autoriza lançamentos como os da SpaceX a partir de Alcântara

  1. Isso deve ser piada, piada para iludir otário.. O Falcon 9 que é o foguete utilizado para tais missões tem um comprimento ( base/ponta ogiva) de 70 m. A TMI (Torre Móvel de Integracao) da base de lancamentos de Alcantara tem 30 m, mas só “aceitam” preparação de foguetes de 27 m, os nossos VLS.
    O custos para adequação da base , incluindo tancagem para combustíveis Porto, estações de rastreamento e gerenciamento de lançamento, enfim A Construção de uma base com iinfraestrutura portuária e aeroportuária tornam INVIAVEL a utilização da base do CLA para lançamentos de foguetes de grande porte.
    Há estudos para iniciar um projeto nos moldes do antigo projeto CYCLONE SPACE ( Brasil/Ucrania) e que possa lancar cargas de mais de duas toneladas à altitudes acima de 5.000 km.coisa pouca, algo em torno de U$ 4.000.000.000,00 (QUATRO BILHOES DE DÓLARES ).
    O resto é RESTO.

      • MANÉ , Vai no CREA e procuras quem foi o engenheiros responsável pelo comissionamento da plataforma de Lançamentos do CLA.

        • Repito: complexo de vira-latas. Por isso ainda estamos nesse atraso. Pq “intelectuais” como vc sempre acham que não podemos

      • Não é complexo de vira-latas. É fato.
        Sem contar a logística de trazer esse foguete pra cá inviabiliza economicamente a empreitada. Isso é só populismo do mais barato.

Os comentários estão fechados.