PGJ inaugura estacionamento cuja obra causou tremor no Fórum do Calhau

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (5) a ampliação do estacionamento que atende a Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão (PGJ-MA) e as Promotorias da Capital.

O novo espaço comporta aproximadamente 100 veículos e vem ampliar as vagas para membros e servidores dos dois referidos prédios do Ministério Público do Maranhão, em São Luís.

Durante a obra, no mês de dezembro do ano passado, um serviço de compactação na área acabou provocando forte tremor no prédio do Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau (reveja), e a consequente paralisação dos trabalhos (saiba mais).

Apesar disso, de acordo com o diretor-geral da PGJ, Emmanuel Guterres Soares, a construção já estava concluída desde o final do mês de fevereiro deste ano, um pouco antes do início da pandemia. Por isso, foi preciso esperar um momento adequado para inaugurá-la. “Foi uma obra trabalhosa, devido à dificuldade de estabilização e terraplanagem do terreno”, informou.

Ao todo, o novo espaço do estacionamento possui uma área de 3.324,54 m² e custou R$ 2.668.489,53.

6 pensou em “PGJ inaugura estacionamento cuja obra causou tremor no Fórum do Calhau

  1. Quantas vagas de estacionamento o zeloso e comprometido Ministério Público Estadual reservou ao cidadão pagador de impostos que ali vai em busca os serviços da Instituição?
    Em casa de ferreiro o espeto é de pau.

  2. “O novo espaço comporta aproximadamente 100 veículos e vem ampliar as vagas para membros e servidores dos dois referidos prédios do Ministério Público do Maranhão, em São Luís”.
    Pergunta que não quer calar:
    Quantas vagas de estacionamento o zeloso e comprometido Ministério Público Estadual reservou ao cidadão pagador de impostos que ali vai em busca os serviços da Instituição?
    Em casa de ferreiro o espeto é de pau.

  3. Caro Jornalista.

    Conheço o local da construção bem antes das edificações destes prédios, tanto do Fórum como da Procuradoria Geral da Justiça. Quem morou no bairro da camboa nos idos dos anos 70 conheci esse local como sitio de Santa Eulalia e sabes muito bem que nesse local era uma área próximo um manguezal. Portanto, para o estudo da mecânica dos solos, quando se tem um solo com caracterísitica de solo mole tem que haver um estudo técnico bem aprimorado no sentido da movimentação do solo por ser em área com tendência de solo mole às possibilidades de recalques são frequentes.

    Daí se falar, que a obra já se encontrava em perfeita condições de uso pode ser um grande equívoco e desconhecimento do problema da movimentação do solo em terreno de solo mole. Daqui algum tempo esse solo pode ocorrer uma movimentação e, consequentemente, podendo haver um recalque com ruptura do solo no local da obra do estacionamento do prédio supra citado na reportagem.

    Otniel Silva Fonsêca
    Estudante de Engenharia Civil

    .

  4. Meu irmão para cada vaga de estacionamento foram gastos R$ 26.680, ou seja, o valor gasto pra construir uma moradia do minha casa minha vida. Aí não tem explicação técnica que consiga convencer um contribuinte da racionalidade, razoabilidade e utilidade de uma obra dessas. Duvido que se esse dinheiro fosse propriedade particular desse indivíduo que torrou esse dinheiro, que ele faria isso.

Os comentários estão fechados.