A Marinha do Brasil informou nesta semana que o navio Stellar Banner, que estava encalhado na costa do Maranhão desde o mês de fevereiro (reveja), foi rebocado e está em águas mais profundas, a cerca de 111 km de São Luís.
A embarcação agora vai passar por inspeções estruturais com apoio de mergulhadores e de um veículo submarino operado remotamente.
A operação já é considerada um sucesso, principalmente por dois motivos: não houve qualquer vazamento de óleo, ou de minério – e foram muitas toneladas retiradas dos porões -; e existe, hoje, a possibilidade real de recuperação da embarcação, que foi dada como condenada por muitos logo que ocorreu o acidente.
Foram centenas de pessoas envolvidas em todas as fases da ação, até a retirada do Stellar Banner do banco de areia onde ele fora encalhado. Todas sob o comando do capitão de mar e guerra Alekson Barbosa da Silva Porto, atual comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, que mostrou preparo e muito empenho para conduzir o resgate.
Na Marinha, Alekson Porto é tido como homem de poucas palavras e sorrisos, mas de competência fora do comum.
E mostrou isso não apenas no caso do acidente com o cargueiro.
Desde que assumiu o posto, já em 2020, o novo capitão dos portos do Maranhão teve que lidar com outros dois graves acidentes: dois ferrys colidindo na Baía de São Marcos logo no início de fevereiro (reveja); e a explosão de uma lancha em Barreirinhas, que deixou feridos (leia mais).
Em todas as situações, tomou decisões baseando-se na técnica e valendo-se da sua própria destreza como homem do mar. Por isso, os resultados apareceram.
O caso Stellar Banner é apenas o mais retumbante…
Não sei que sucesso teve essa operação,uma vez que estão só enchendo linguiça,o destino desse navio será o afundamento aguarde.
https://gilbertoleda.com.br/2020/06/06/stellar-banner-sera-afundado-a-150-km-da-costa-do-maranhao/
Mas evitaram o dano ambiental… Se isso não é sucesso
O dano ambiental ainda virá meu nobre.Você acha que afundar um monte de ferro daqueles não terá consequências?