Sucesso em operação com Stellar Banner ressalta empenho do capitão dos Portos do Maranhão

A Marinha do Brasil informou nesta semana que o navio Stellar Banner, que estava encalhado na costa do Maranhão desde o mês de fevereiro (reveja), foi rebocado e está em águas mais profundas, a cerca de 111 km de São Luís.

A embarcação agora vai passar por inspeções estruturais com apoio de mergulhadores e de um veículo submarino operado remotamente.

A operação já é considerada um sucesso, principalmente por dois motivos: não houve qualquer vazamento de óleo, ou de minério – e foram muitas toneladas retiradas dos porões -; e existe, hoje, a possibilidade real de recuperação da embarcação, que foi dada como condenada por muitos logo que ocorreu o acidente.

Foram centenas de pessoas envolvidas em todas as fases da ação, até a retirada do Stellar Banner do banco de areia onde ele fora encalhado. Todas sob o comando do capitão de mar e guerra Alekson Barbosa da Silva Porto, atual comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, que mostrou preparo e muito empenho para conduzir o resgate.

Na Marinha, Alekson Porto é tido como homem de poucas palavras e sorrisos, mas de competência fora do comum.

E mostrou isso não apenas no caso do acidente com o cargueiro.

Desde que assumiu o posto, já em 2020, o novo capitão dos portos do Maranhão teve que lidar com outros dois graves acidentes: dois ferrys colidindo na Baía de São Marcos logo no início de fevereiro (reveja); e a explosão de uma lancha em Barreirinhas, que deixou feridos (leia mais).

Em todas as situações, tomou decisões baseando-se na técnica e valendo-se da sua própria destreza como homem do mar. Por isso, os resultados apareceram.

O caso Stellar Banner é apenas o mais retumbante…

3 pensou em “Sucesso em operação com Stellar Banner ressalta empenho do capitão dos Portos do Maranhão

  1. Não sei que sucesso teve essa operação,uma vez que estão só enchendo linguiça,o destino desse navio será o afundamento aguarde.

Os comentários estão fechados.