César Pires solicita informações sobre controle da água mineral no MA

O deputado César Pires solicitou ao secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, informações sobre o trabalho de fiscalização do órgão sobre a extração, armazenamento e comercialização de água mineral no Maranhão. Para o parlamentar, o consumo do produto aumentou consideravelmente no estado e é necessário haver maior controle sobre a sua qualidade.

“Os galões de 20 litros, principalmente, estão sendo muito mais consumidos pela famílias maranhenses. E nos chama a atenção o fato de que muitas vezes tais recipientes se encontram à venda em calçadas, expostos ao sol e chuva. São transportados de diversas formas, têm cores de invólucro diferentes e, apesar de indicar as fontes de onde derivam a água vendida, por vezes não trazem informações claras quanto ao seu conteúdo”, justificou o deputado.

Considerando que, em meio a uma pandemia, os cuidados sanitários com os produtos consumidos devem ser redobrados, César Pires solicitou, por meio de ofício, que o secretário de Saúde informe como se dá a fiscalização exercida pelo Estado quanto a regularidade e adequação da extração, conservação e venda de água mineral das variadas fontes oferecidas por todas as empresas que atuam no Maranhão.

“Acreditamos que deve ser essencial fiscalizar os parâmetros físico-químicos da água mineral, os cuidados de higiene no manuseio do produto – desde a retirada da fonte até a venda – e garantir que as informações sejam claras para o consumidor”, enfatizou César Pires. Ele espera obter nos próximos dias esses esclarecimentos, solicitados no ofício protocolado nesta terça-feira na Secretaria de Estado da Saúde (SES).