Eudes Sampaio mantém aulas suspensas na rede municipal de Ribamar

O prefeito Eudes Sampaio (PTB) decidiu na noite desta quinta-feira (30) manter suspensas as aulas da rede municipal de ensino de São José de Ribamar. 

A decisão foi tomada durante reunião com diversas entidades e órgãos representativos do segmento educacional, entre os quais, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais (SINPROESSEMA), Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, representante dos Pais de alunos e dos Vereadores com assento no Conselho Municipal de Educação, Moisés Gama e Professor Cristiano.

Além da consulta às entidades presentes, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma pesquisa entre os pais e mães de alunos sobre a volta às aulas presenciais. Após o resultado da pesquisa e de ouvir a todos, o Prefeito decidiu manter as aulas presenciais da rede municipal de ensino, suspensas.

A decisão tomada de forma democrática e responsável acompanha também as orientações das autoridades sanitárias, que ainda não recomendam a volta presencial das aulas e as medidas que estão sendo tomadas pelo próprio município no combate à proliferação da doença. Atualmente, São José de Ribamar é a 27ª entre as cidades maranhenses em número de casos da covid-19, de após ser a 2ª, quando do início da pandemia.

“Essa colocação, apesar de ser razoavelmente confortável e refletir o esforço que a gestão tem feito no enfrentamento ao Novo Coronavírus, não nos permite relaxar em momento algum. E o melhor a fazer é seguir as orientações, como temos feito até aqui”, comentou o prefeito.

No Decreto de nº 1713, de 14 de julho, o prefeito chegou a autorizar a retomada das atividades educacionais de forma gradual. Mas após essa reavaliação, as atividades continuarão suspensas. Para Eudes Sampaio, essa reavaliação faz parte do protocolo adotado pela Prefeitura no combate à Covid-19. “Avaliamos novamente e identificamos essa necessidade. Vamos continuar monitorando e sempre priorizando a preservação da vida do nosso povo”, lembrou.

Atualmente, cerca de 25 mil alunos estão matriculados na rede municipal de ensino. Apesar do impedimento das aulas presenciais, no entanto, todas as escolas estão funcionando via remota. “Nossos professores têm se esforçado no atendimento online dos nossos alunos. As atividades curriculares estão acontecendo virtualmente e, em alguns casos, quando o aluno não tem acesso à internet, com a entrega de atividade impressa. O calendário escolar está acontecendo dentro desse novo ‘normal”, garantiu a secretária de Educação Joana Marques.