Francisco Nagib e Simplício visitam obras da Alliance Química em Codó

O prefeito de Codó, Francisco Nagib, acompanhado do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Simplício Araújo, realizou na última sexta-feira (3) visita às obras da empresa Alliance Química Maranhão. As obras da nova planta industrial de Codó já estão em fase de conclusão e irá entrar em funcionamento em setembro deste ano. Mais de duzentos trabalhadores e máquinas já fazem ao arremates finais para a nova fábrica, que irá produzir três produtos básicos, utilizado por diversas outras empresas.

“Antes dessa fábrica, que funcionará aqui em Codó, o Maranhão era 100% dependente desses tipos de produtos químicos. A gestão do prefeito Nagib, a força da Alliance Química e a participação do governo do Estado propiciaram com que o Maranhão desse um grande salto para que, com esses investimentos feitos em Codó, alimentássemos diversas cadeias produtivas dentro do nosso Estado, como as indústrias químicas, empresas que melhoram a qualidade da água, entre outras. É a primeira empresa no Maranhão que irá nos possibilitar não sermos mais dependentes desses produtos e ainda produzir para atender outros Estados, como Piauí e Tocantins”, explicou o secretário Simplício Araújo.

Na ocasião, o prefeito destacou a importância da nova indústria para Codó, suprindo a demandas dos produtos para todo o Maranhão, atraindo novas empresas e gerando mais emprego e renda para a cidade. “Nós nos esforçamos muito para trazer a Alliance para a nossa cidade. Sabemos da importância dessa empresa para a geração de empregos diretos e indiretos e sabemos o quanto a vinda desta empresa irá atrair mais investidores e outras indústrias. As obras estão em fase de conclusão, como podemos observar aqui. É um grande empreendimento industrial que, juntos com outros investimentos que estão chegando, estarão preparando Codó para um futuro extraordinário. Tudo isso vai gerar um crescimento sem precedentes na história de nossa cidade”, concluiu o prefeito.

A Alliance Maranhão

A Alliance Química é uma joint venture entre a Chlorum Solutions e a AVS Technology. A empresa possui uma fábrica em Fortaleza, no Ceará, operando desde 2014. O grupo também possui outra fábrica em Canelones, no Uruguai, operando desde 2017. A unidade de Codó será inaugurada em setembro de 2020.

O investimento, da ordem R$ 40 milhões, terá financiamento parcial do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), e atrair novas indústrias para a região, já que o cloro é uma matéria-prima fundamental para diversas indústrias químicas, produtos de limpeza, tratamento de água, siderúrgicas e até mineradoras.