Governo fiscaliza estabelecimentos e aglomerações na Praia da Guia

Bares e restaurantes da Praia da Guia foram vistoriados, neste domingo (12), por equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária Estadual, Polícia Militar, agentes do Procon e Corpo de Bombeiros. A ação de combate e prevenção à Covid-19 visa garantir o cumprimento dos decretos que regulamentam a retomada das atividades.

“O objetivo da ação foi verificar o cumprimento da portaria da Casa Civil que regulamenta o funcionamento dos bares e se eles estão respeitando cada uma das regras como o distanciamento das mesas, a higienização, o uso dos EPIs pelos funcionários, o controle de entrada para atender o limite de 50% da capacidade para evitar que a doença se dissemine”, afirmou João Nery Silva Costa, chefe de departamento do serviço de saúde da Vigilância Sanitária Estadual. 

As fiscalizações têm o objetivo de verificar o cumprimento da Portaria nº 42, de autoria da Casa Civil do Maranhão, que estabelece regras para conter a disseminação da doença mesmo com a retomada das atividades.

Segundo a portaria, durante a retomada dos serviços, bares, restaurantes e estabelecimentos similares devem dispensar guardanapos de papel devidamente protegidos ou embalados, assim como os de tecido que devem ser levados ao cliente após ele ter ocupado a mesa. Os espaços deverão ser higienizados sempre que outras pessoas precisarem usar, assim como será exigida a troca das toalhas sem a opção de reaproveitamento.

“Acho importante esse diálogo e interação com quem tem comércio aqui, pois a gente entende a forma correta de trabalhar dentro do permitido. A gente trabalha para o público e ele merece respeito”, disse Alberto, proprietário de um dos estabelecimentos vistoriados. 

Durante a fiscalização, os agentes sanitários observaram os cardápios, se estavam adequados, produzidos em materiais de fácil limpeza, ou se disponibilizado de modo virtual para o rápido e fácil acesso do cliente. Se as mesas e cadeiras estavam respeitando a medida de dois metros de distanciamento, a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, bem como pias para lavagem das mãos na entrada dos estabelecimentos. Outro aspecto verificado foi a ventilação dos estabelecimentos, que devem estar com janelas e portas abertas.

“É importante esse tipo de fiscalização e eu espero que a partir de agora passe a ser contínuo, pois é uma região que necessita”, afirmou Branco, proprietário de um bar e restaurante.
As equipes fiscalizaram ainda se havia aglomeração na orla da Praia da Guia, porém o acesso estava restrito e não havia público.


2 pensou em “Governo fiscaliza estabelecimentos e aglomerações na Praia da Guia

  1. Gostaria de ver esse batalhão (SES,Procom,PM,CB etc)visitando os restaurantes e bares dos shopping,que devem ter muitas coisas vencidas pelo tempo que passou fechado. E também os restaurantes e bares xique da ilha ,como os hoteis de luxo,que não disperdiça nada. O bom exemplo,começa de cima para baixo e não somente embaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *