Datailha: nem Lula salva candidatura de Rubens Júnior

Pesquisa Datailha de intenções de votos para prefeito de São Luís divulgada nesta quarta-feira (22) confirma a falta de viabilidade da pré-candidatura do deputado federal licenciado Rubens Junior, do PCdoB.

O levantamento utilizou um artifício retórico para alavancar as menções ao comunista – alguns dizem que o instituto produziu fakenews: no questionário, uma das perguntas afirmava, antes, que Lula apoia Rubens Júnior, e pedia que o eleitor, então, definisse seu voto sabendo dessa informação.

Apesar do subterfúgio, o Datailha não conseguiu fugir do óbvio. Segundo os dados divulgados hoje, Eduardo Braide (Podemos), segue na liderança, com ampla vantagem, marcando 33,7%).

Rubens Júnior apareceria, neste cenário hipotético, 13 pontos percentuais atrás.

Em terceiro viria Duarte Júnior (Republicanos), com 9%, seguido por Wellington do Curso (PSDB), com 6,4%, Neto Evangelista (DEM), com 5,7%, e Adriano Sarney (PV), com 3,1%.

Cenário real

No cenário real, sem a indução do eleitor com a pergunta sobre suposto apoio de Lula a um candidato, a vantagem de Braide é ainda maior e garantiria sua vitória em primeiro turno.

De acordo com o levantamento, o pré-candidato do Podemos teria  40,1% das intenções de voto, contra 3,5% de Rubens.

O segundo colocado, nesse caso, novamente seria Duarte Júnior, com 9,5%, seguido por Wellington do Curso (7,8%), Neto Evangelista (6,7%), Bira do Pindaré (4,7%) e Adriano Sarney (3,9%).

A Pesquisa DataIlha foi encomendada pelo blog do jornalista Jorge Vieira e registrada na Justiça Eleitoral sob o número 0027/2020. Foram ouvidos 1.014 eleitores, entre os dias 13 a 15 de julho deste ano. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais, ou para menos. E o índice de confiança é de 95%.

7 pensou em “Datailha: nem Lula salva candidatura de Rubens Júnior

  1. Não confio nessa pesquisa. Eduardo Braide está na ilha rebelde com mais de cinquenta por cento nas intenções de voto. A ilha rebelde já decidiu ninguém vota em candidatos apoiado por Dino. Esse tal de Rubens Júnior não tem voto aqui na ilha, talvez tenha voto na terra dele e do pai com votos de cabresto. Acorda minha ilha rebelde.

  2. Eu simpatizo com Rubens Júnior, acho um rapaz competente e esforçado.
    Mas já tenho candidato, que também reúne essas mesmas qualidades, Eduardo Braide. Considero os 02 os melhores postulantes, o resto é escumalha.

  3. Esse aí é pior que o picolé de chuchu. Não vai decolar nada, o motor tá furado. Kkk Estamos vacinados contra candidatos apoiados por Flávio Dino. Desperta ilha rebelde.

  4. Esses comunistas são demoníacos msm…não adianta apelar pro 9 dedos … BRAIDE PREFEITO e no primeiro turno.

  5. Esse daí não vai sair dos 1%. Podem colocar Lula, Haddad & CIa que não ajudará.. A Fama desse moço e de seu Pai de maus pagadores no interior, se estenderá até a Capital e enterrará de vez sua pretensão.

  6. Um dia desses cometir um erro grave na vida, eu chamei um jumentinho que estava comendo lixo de eleitor de LuLA, cara depois pedir desculpas para o jumento e dei comida para o mesmo..O quadrúpede ajudou a construir o Brasil, merece nosso respeito..já essa turma destruíram o Brasil as famílias. . Aqui e renovação povo inteligente.

Os comentários estão fechados.