Projeto de Yglésio de acesso gratuito à internet é destaque na GQ

Da GQ

pandemia causada pelo novo coronavírus afetou o mundo em várias áreas. Restaurantes, shoppings, academias e os comércios de ruas tiverem que fechar suas portas. A escolas também foram atingidas. O Ensino a Distância (EAD) tomou conta das casas, mas será que todos têm internet de ponta para conseguir acompanhar?

Pensando em uma solução para os alunos da rede pública, o Deputado Estadual do Maranhão Dr. Yglésio Moyses, juntamente com o professor e advogado Guilherme Saldanha e o Assessor Parlamentar Diogo Santos, criou um projeto de lei para os estudantes terem acesso gratuito à internet. “Acreditamos que o fenômeno é internacional. A pandemia provocou na sociedade uma reflexão de atitude, seja no âmbito individual ou coletivo, que permite um estado de solidariedade esquecido nos últimos anos”, disse Dr. Moyses. “A intenção do projeto é prover o acesso gratuito de dados às plataformas de acesso que estão sendo utilizadas para continuidade do processo de aprendizagem, tais como Teams, Google Meet, Zoom, todas aquelas que permitem o acesso de discentes e docentes, sem que fossem contabilizados nos planos de dados a utilização destes”, complementou Prof. Saldanha.

Apesar do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), autorizar a retomada das aulas presenciais apenas para o último período de cursos de instituições de ensino superior em medicina, cursos pré-vestibulares e cursos de idiomas a partir deste mês (julho), as escolas vão manter suas portas fechadas até o dia 2 de agosto. Logo, as EADs deverão continuar. Segundo o Assessor Parlamentar Diogo Santos, o projeto de lei já foi “proposto na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e está aguardando aprovação nas Comissões e, posteriormente, no Plenário”. “O que facilita é o avançado sistema de cadastro de alunos da rede estadual, que nos últimos anos permite uma precisão eficaz do alunado do Estado”, afirmou Felipe Camarão, Secretário Estadual de Educação. E Dr. Yglésio confirma: “Como já temos a cooperação e boa vontade da Secretaria de Educação estadual, basta sua aprovação e publicação para que os alunos da rede pública já possam começar a acessar as aulas com os dados subsidiados”.

Até o momento, as operadoras de telefonia brasileira ainda não se manifestaram para “apadrinhar” o projeto de lei, mas as expectativas são altas. “Acreditamos que a própria lei irá sensibilizar as operadoras e, de toda forma, tem o objetivo de garantir à rede pública de educação através do cadastro da matrícula dos alunos o acesso aos aplicativos vinculados aos seus números de celular”, disse Dr. Moyses.

Segundo o Secretário Estadual da Educação, Felipe Camarão, a rede pública estadual tem mais de 320 mil estudantes matriculados. “Se o projeto entrar em vigor, poderemos beneficiar muito mais, uma vez que a rede é dinâmica e a cada ano novos alunos vão entrando”, finalizou.

Um comentário em “Projeto de Yglésio de acesso gratuito à internet é destaque na GQ

  1. Típico politico populista, hipócrita, limitado e inconsequente que acha que esta fazendo caridade com dinheiro alheio. Nada e de graça, alguém pagara e ele quer os louros de uma ideia tão imbecil.
    Não consegue ir além destas pseudo vantagens. Mas, o que se pode esperar da base de FD?

Os comentários estão fechados.