‘Ambulantes não são criminosos’, diz Yglésio em debate sobre emprego e renda

“Não podemos enxergar o emprego informal como um inimigo da gestão municipal, os ambulantes não são criminosos, são pessoas que querem trabalhar, querem renda.”, disse o pré-candidato a prefeito de São Luís, Dr. Yglésio (PROS), ao responder a pergunta do jornal O Imparcial na edição desta segunda-feira (03). Ele foi o único dos pré-candidatos que teve um olhar diferenciado para os trabalhadores informais.

A série de entrevista do jornal, intitulada: “A pergunta é…”, tratou sobre a Geração de Emprego e Renda para a capital maranhense, São Luís. Yglésio destacou o cenário por conta da pandemia, mas frisou que este é um problema vivido há muito tempo pelos ludovicenses. “Temos que destacar, por outro lado, que a crise da pandemia só veio para agravar um sério problema que temos em São Luís: o de geração de emprego e renda.”, explicou.

O Blog do Gilberto Léda trouxe à tona a situação de três irmãs que gravaram um vídeo apelando para as autoridades para que a lanchonete da sua família, localizada na Cohab, não sofresse despejo pelas autoridades públicas.

No último dia 30 de julho, a Prefeitura de São Luís, entregou-lhes uma ordem de despejo do local, a ser cumprida em três dias, o prazo dado encerrou ontem. O empreendimento funciona no local há pelo menos 25 anos (saiba mais).

Outros casos de despejos foram presenciados nos últimos anos, como por exemplo, na área do Barramar, ou mesmo na entrada do Parque Shalom, onde nada foi feito depois da desocupação de comércios.

Yglésio, em sua resposta ao jornal O Imparcial, disse como deve ser a interação da Prefeitura de São Luís com essas pessoas.

“Quando tiramos essa opção de renda, oferecemos a criminalidade como saída e isso é inaceitável. Temos que ouvi-los, trazer para perto da Prefeitura e oferecer consultoria técnica. O diálogo é essencial para que essa atividade seja respeitada e seja transitória, mostrando que a formalidade oferece vantagens para esses trabalhadores”, argumentou.

Yglésio disse ainda que é preciso estudar redução de alíquotas tributárias para fomentar o empreendedorismo, dar oportunidade para jovens e mulheres, além da criação de Centros de Apoio ao Trabalhador e ao Empregador.

0 pensou em “‘Ambulantes não são criminosos’, diz Yglésio em debate sobre emprego e renda