Aluisio Mendes viabiliza ampliação de acesso a 4G e telefonia móvel no MA

Cerca de 20 pontos de internet comunitária foram instalados em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado do Maranhão, ação viabilizada por emenda parlamentar do deputado federal Aluisio Mendes (PSC).

Além das ações financiadas por emendas, o deputado também tem se articulado junto ao ministério da Comunicação para ampliar o acesso das comunidades maranhenses ao mundo da internet. Duas localidades recentemente beneficiadas por Aluisio com serviços de telefonia móvel e internet 4G foram o Residencial Novo Tempo, em Timon e Alto Brasil, em Grajaú.
Em audiência ocorrida ontem (11) no Ministério das Comunicações, Aluisio Mendes recebeu do ministro Fábio Faria, a garantia de continuidade do projeto que levará internet 4G e telefonia móvel a mais de 100 municípios do Maranhão.

“O ministro nos garantiu apoio ao projeto de expansão de acesso à internet banda larga 4G nos municípios maranhenses que possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional. Uma ação que tenho defendido proporcionando mais informação e tecnologia às comunidades que mais precisam”, afirmou o parlamentar.
Na mesma reunião, o deputado maranhense tratou da necessidade de simplificar o processo de licenciamento das rádios comunitárias no Maranhão, segundo ele “ferramentas de comunicação indispensáveis para a população”.

Anatel – Devido ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel, municípios que possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional nas regiões Norte e Nordeste, Centro Oeste e no estado de Minas Gerais serão beneficiados com acesso à internet banda larga móvel com tecnologia 4G. São 350 cidades contempladas, cada uma delas com menos de 30 mil habitantes.

“Ainda temos o desejo de atingir 140 milhões de brasileiros sem cobertura. O TAC celebrado teve como objetivo ser mais do que um tradicional compromisso para cessação de condutas irregulares por parte da prestadora”, defende o ministro Fábio Faria.

Em nível de abrangência nacional, aproximadamente três milhões de brasileiros serão amparados com a expansão da rede de telefonia móvel nestes municípios, hoje, desprovidos da tecnologia 4G. Em dois anos, 80% da infraestrutura já estará instalada, de acordo com a previsão estabelecida no TAC. O restante será concluído no ano seguinte.