Codó: inaugurado Centro de Parto Normal Nossa Senhora de Lourdes

Na tarde desta quarta-feira, 12 de agosto, foi inaugurado o Centro de Parto Normal de Codó. Na ocasião estiveram presentes autoridades do município, como o Prefeito de Codó, Francisco Nagib, o vice-prefeito, Ricardo Torres, o secretário de saúde Suelson Sales, o deputado estadual Zito Rolim, a diretora do Centro de Parto Normal, a enfermeira Sarah Camilla Almeida, vereadores, entre outras autoridades.

O Centro de Parto Normal de Codó é uma unidade de saúde destinada ao atendimento de mulheres durante o trabalho de parto e parto vaginal, e nas primeiras horas do pós parto. O CPN Nossa Senhora de Lourdes funcionará nos sete dias da semana, 24h, e conta com uma estrutura aconchegante, suítes de parto que respeitam a privacidade da gestante, materiais e tecnologias para alívio da dor e facilitar o nascimento. O atendimento é inteiramente realizado por enfermeiras obstetras, seguindo a perspectiva do parto humanizado e incentivando o parto natural, de modo a intervir apenas quando necessário.

“As gestantes de risco habitual, que evoluíram na gravidez sem intercorrências e/ou sem doenças, que iniciaram o trabalho de parto espontaneamente, com idade gestacional entre 37 e 42 semanas, e com feto único. Logo, todas as gestantes que se dirigirem ao CPN Nossa Senhora de Lourdes passarão por uma triagem gestacional e serão admitidas apenas se estiverem dentro dos critérios de risco habitual e em trabalho de parto, com dilatação maior ou igual a 4cm e com contrações uterinas”, explicou Sarah Camilla, Diretora Centro de Parto Normal

De acordo com o secretário de saúde, Suelson Sales, Codó ganhará muito com o Centro de Parto Normal, pois agora às mães de Codó poderão ter seus filhos em um local mais adequado, aconchegante e de forma humanizado. “O parto humanizado é um conjunto de práticas que respeita a fisiologia do nascimento, os aspectos culturais, individuais, psíquicos e emocionais da mulher e de sua família, ou seja, devolve o protagonismo do parto à mulher ao garantir seu direito de escolha. E agora as mamães de Codó terão tudo isso no CPN Nossa Senhora de Lourdes”, declarou o secretário de saúde, Suelson Sales.

Para o Prefeito Francisco Nagib, a inauguração é um momento histórico e marcante para o município. “É um momento histórico e que todos esperavam. O Centro de Parto Normal tem por missão oferecer a mães e bebês o cuidado adequado durante o trabalho de parto, contando com toda a infraestrutura e uma equipe multiprofissional especialmente preparada para este momento tão especial. Parabéns as mamães codoenses por mais esta conquista”, concluiu o prefeito..