Covid-19: feriadão é teste para ‘imunidade de rebanho’ do MA

Praias lotadas, balneários e pontos turísticos apinhados de gente…

O maranhense (em sua maioria) definitivamente decidiu afrouxar regras de distanciamento social para aproveitar o feriadão da Independência do Brasil.

Longe de crucificar quem decidiu curtir os dias de folga, o Blog do Gilberto Léda prefere entender esse feriado especificamente como um teste.

Há quase duas semanas, dados do inquérito sorológico apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontavam que 40,4% da população do Maranhão já apresentava anticorpos contra o SARS-CoV-2 (reveja).

O número é alto.

No caso da Covid-19, modelos matemáticos iniciais sugeriam que esse patamar seria alcançado somente quando entre 60 e 70% dos indivíduos de uma comunidade tivesse desenvolvido anticorpos. Mas um novo trabalho, conduzido por pesquisadores brasileiros, portugueses e ingleses, sugere que seria possível alcançar uma imunidade coletiva com menos de 20% da população infectada (saiba mais).

Ou seja: nesse caso, o Maranhão já estaria, pelo menos em tese, livre da Covid-19.

Como o ciclo do novo coronavírus leva em torno de duas semanas, há que se ficar de olho nos dados da SES nos próximos dias, e avaliar se haverá, ou não, aumento de casos após essa “saída geral” de maranhenses de casa.

E tomar decisões a partir disso…

4 pensou em “Covid-19: feriadão é teste para ‘imunidade de rebanho’ do MA

  1. Acredito que a queda no número de novos casos e de mortes no Maranhão indicam imunidade de rebanho. Certamente não foi nenhuma medida do inepto governo do estado, muito menos do genocida presidente da República.

Os comentários estão fechados.