Maranhão tem maior taxa de desocupados do país, diz IBGE

A edição de agosto da PNAD Covid-19, divulgada ontem (23) pelo IBGE aponta que, naquele mês, o Maranhão apresentou a maior taxa de desocupação do Brasil.

De acordo com o levantamento, o número subiu em 445 mil pessoa, 47 mil pessoas que em julho, chegando a um patamar de 18,1% de desocupados em todo o estado – eram 16,7% no mês anterior.

Quanto aos indivíduos que não estavam ocupados e que gostariam de trabalhar, mas não procuraram emprego por conta da pandemia, o Maranhão apresentou percentual de 41%, totalizando, em termos absolutos, 960 mil pessoas. Números menores que os registrados em julho: 42%, correspondendo a 1,046 milhão de pessoas.

A Proxy da Taxa de Informalidade (percentual de pessoas ocupadas como trabalhadores informais em relação ao total de pessoas ocupadas) foi de 52,3% em agosto no Maranhão. Em julho, a taxa foi de 51,7%.

Já o rendimento médio real efetivamente recebido de todos os trabalhos foi de R$ 1.327,00 no mês de agosto. Valor maior que os R$ 1.295,00 apresentados em julho.

De acordo com a pesquisa, 65,5% dos domicílios maranhenses receberam auxílio emergencial em agosto. Esse percentual foi o 2º mais elevado dentre as Unidades da Federação, menor apenas que o registrado no estado do Amapá (71,4%). Em julho, o percentual do Maranhão foi de 65,8%.

Com informações de O Estado

Um comentário em “Maranhão tem maior taxa de desocupados do país, diz IBGE

Os comentários estão fechados.