ALÔ, MPE! Em Buriti Bravo, servidores pedem voto em período vedado

Funcionários da Prefeitura Municipal de Buriti Bravo saíram às ruas do município, no período vedado pela Justiça Eleitoral, para pedir votos a favor do candidato Nonato Pereira (PROS), aliado do prefeito Cid Costa (PTB).

Vídeo obtido pelo Blog do Gilberto Léda, mostra, por exemplo, o coordenador da Secretaria Municipal de Educação, José Raimundo, abordando um grupo de eleitores que estavam sentados na porta de casa para “apresentar” o nome do candidato da Prefeitura.

A atitude dos funcionários caracteriza-se como crime eleitoral, pois favorece o pré-candidato Nonato Pereira.

A Lei 9.504/97 deixa claro como o ato de pedir voto ao eleitor é proibido a um pré-candidato: “Art. 36-A. Não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e os seguintes atos”.

Outra configuração de crime eleitoral foi constatada por uma supervisora municipal de Educação, ao passar instruções de onde os funcionários que estão nas ruas deverão entrar em contato na Prefeitura para atender aos eleitores.

“Durante a nossa visita, se as pessoas, a comunidade, precisarem de um exame, uma consulta, uma cirurgia, imediatamente ligue para Cristina; Se precisar de um trator por exemplo, já ligue para a agricultura…”, diz ela num áudio que circula em grupos de WhatsApp da cidade.

Os casos devem ser investigados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Ficha suja?

Além dos abusos já cometidos por aliados, Nonato Pereira (Pros) tem situação delicada em relação ao seu possível enquadramento na Lei da Ficha Limpa.

Ao protocolar pedido de registro de candidatura, o candidato encaminhou à Justiça Eleitoral uma série de certidões, exigidas pela legislação, mas muitas deles, em vez do “nada consta”, confirmando a existência de processos e condenações.

3 pensou em “ALÔ, MPE! Em Buriti Bravo, servidores pedem voto em período vedado

  1. Em buriti bravo O desmando e total É um absurdo o gestor em compra de votos e abuso de poder econômico e ele por ser advogado ele desafiar a lei ele aqui e o promotor e o juiz a lei aqui e ele

  2. Rapaz Oferecendo cirurgia, exames e outras coisas. Nesse período tudo pro povo é fácil e esses evangélicos deveriam eram pregar a palavra de Deus e não tentar juntar tesouros aqui na terra. Que vergonha! Deus se entristece com esses que sujam o nome das igrejas. A secretária de Educação tá em reforma, e o Irmão Elias pegou toda a madeira que era do teto antigo, para fazer uma casa no terreno que o prefeito deu pra ele, sendo que ele já tem casa, a mulher 3 empregos, ele tem 1 e as filhas ainda ganham bolsas. Por isso não querem sair da mamata.

Os comentários estão fechados.