Escutec/O Estado mostra vitória de Aurélio da Farmácia em Pio XIi

A disputa eleitoral em Pio XII está sendo liderada pelo jovem empresário Aurélio da Farmácia (PL). É o que mostra pesquisa do Escutec/O Estado realizada entre 29 de setembro e 1° de outubro, tendo ouvido 400 eleitores, com margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança da pesquisa (registrada na Justiça Eleitoral com o número MA 08409/2020) é de 90%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Aurélio da Farmácia (PL) aparece com 33% das intenções de votos. Ele é seguido pelo atual prefeito, Carlos do Biné (DEM), que foi citado por 27% dos entrevistados, e Lucilene Veloso (PP), que aparece com 18%. Nenhum dos candidatos foi a opção de 6% dos ouvidos e não sabe ou não respondeu, 16%.

Estimulada

Já no cenário estimulado, Aurélio da Farmácia obteve 35% das intenções de voto contra 28% do Carlos do Biné (DEM). Lucilene Veloso aparece neste cenário com 21%. Nenhum deles somaram 8% dos entrevistados e não sabe ou não respondeu, 8%.

Outro eventual cenário na disputa em Pio XII foi apresentado ao eleitor. Desta vez o confronto direto com dois candidatos. Neste segundo cenário, entre Aurélio da Farmácia e Lucilene Veloso, o candidato do PL venceria a progressista com 39% contra 29% dos votos. Nenhum dos candidatos somou 22% e não sabe ou não respondeu, 10%.

No confronto entre Aurélio da Farmácia e o atual Prefeito Carlos do Biné, o candidato do PL salta para 41% contra 36% do candidato do DEM. Nenhum dos candidatos somou 15% e não sabe ou não respondeu, 8%. No cenário onde a disputa seria entre Carlos do Biné e Lucilene Veloso, o atual prefeito soma 35% contra 29% da progressista. Nenhum dos candidatos somou 26% e não sabe ou não respondeu, 10%.

Rejeição

A pesquisa traz ainda o cenário de rejeição. Ao eleitor também foi perguntado sobre a rejeição dos candidatos que disputam a prefeitura de Pio XII (MA). Neste cenário, Carlos do Biné (DEM) tem a maior rejeição com o percentual de 36%. Em seguida aparece Aurélio da Farmácia com 26% e Lucilene Veloso com 24%. Nenhum dos candidatos somou 6% e não sabe ou não respondeu, 8%.

Piores problemas em Pio XII

A Escutec também perguntou aos entrevistados quais os principais problemas de Pio XII. As estradas vicinais foi o item mais citado com 37%, seguido da saúde pública 28% e a falta de emprego 13%.

Votos válidos

Quando é calculado apenas os votos válidos da amostra, o candidato Aurélio da Farmácia chega a 42% dos votos, seguido do prefeito Carlos do Biné com 33% em seguida, Lucilene Veloso com 25%. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos (nenhum dos candidatos) e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

3 pensou em “Escutec/O Estado mostra vitória de Aurélio da Farmácia em Pio XIi

  1. Gilberto gosto muito do seu blog, mas tal noticia não procede.
    Estamos por dentro das pesquisas, e tais números não procedem
    com os verdadeiros fatos, Cuidado com as FAKE NEWS. Você pode perder
    credibilidade.

  2. Eita loucura, aglomerações e sem máscaras. Fico pensando quem são essas pessoas q se prestam a fazer carreata para candidatos???? Quem banca isso é o eleitor ou o candidato, pq de graça não deve ser

Os comentários estão fechados.