Prefeitura e Governo do Estado inauguram 10 leitos de UTI em Codó

Reivindicação antiga da população codoense, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Municipal (HGM) foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (22) pela Prefeitura e o Governo do Estado. O evento foi transmitido ao vivo através das redes sociais da Prefeitura de Codó.

A cerimônia, restrita para evitar o contágio do novo coronavírus, contou com a presença do prefeito Francisco Nagib e de autoridades políticas e religiosas do município, além de convidados ligados ao sistema de saúde do município. O governador Flávio Dino e o deputado federal Márcio Jerry participaram virtualmente da solenidade.

“Este é um sonho realizado após muita luta. O espaço anexo ao hospital foi reformado seguindo as normativas obrigatórias. Antes, não tínhamos leitos de UTI. Agora, teremos 10 para atender a população”, comemorou a primeira-dama Agnes Oliveira.

O conjunto de 10 leitos será destinado para todos os tipos de pacientes, incluindo os que estiverem infectados pelo coronavírus. A ideia, segundo o prefeito Francisco Nagib, é que o governo do Estado arque com os custos para manter o setor até o final do ano. Os recursos virão por meio de uma emenda do deputado federal Márcio Jerry.

“Isso só está acontecendo graças a uma parceria que temos com o governador Flávio Dino e o deputado federal Márcio Jerry, que através de uma emenda de bancada destinou para a cidade de Codó R$ 3.245.000,00 para manter a UTI de Codó”, revelou Nagib.

A UTI foi nomeada Dr. Osnir Maranhão Piorsky, homenagem a um dos médicos mais queridos da população codoense, que prestou 55 anos de serviço e faleceu aos 82 anos de Covid-19.

O governador Flávio Dino destacou a importância dos leitos de terapia intensiva para a região leste do Maranhão e garantiu que a implantação da unidade só foi possível graças à parceria da Prefeitura de Codó com o Governo do Estado.

“Realizamos muito na infraestrutura, na educação, no apoio a produção, em todas as áreas. Porém, havia esta lacuna, agora preenchida. Nós temos uma grande presença do Governo do Estado na região, porém havia na cidade de Codó essa justa demanda e faço questão de sublinhar que sua concretização só é possível em razão da união de esforços, da comunhão de ideias, entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Codó”, destacou o governador.