Lago do Junco: candidata que se separou do prefeito em janeiro tem registro indeferido

O juiz Marcelo Santana Farias, titular da 74ª Zona Eleitoral, indeferiu nesta semana o registro de candidatura de Edina Fontes (PDT) à Prefeitura de Lago do Junco.

A pedetista foi impugnada tanto pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), quanto pela candidata a vereadora Francisca Josenita Soares de Arruda. Ambos alegaram, em suma, que Edina Fontes esteve oficialmente casada com o atual prefeito, Osmar Fonseca (PT) até o início do ano de 2020.

O petista é prefeito reeleito e, neste caso, se a candidata do PDT fosse eleita, seria uma espécie de terceiro mandato, o que é vedado pela Lei Eleitoral – é a chamada inelegibilidade reflexa.

“A questão de fundo dos autos trata da inelegibilidade reflexa do art. 14, §§ 5o e 7o da Constituição da República. Os Impugnantes apontam que a Impugnada é esposa do atual Prefeito reeleito de Lago do Junco, o Sr. Osmar Fonseca. A própria Impugnada junta aos autos escritura pública de divórcio consensual desta e do atual Prefeito, lavrada no dia 24 de janeiro de 2020 (id 15193245). Tais informações confirmam a certidão juntada pela segunda Impugnante (7032687), a qual consigna que o referido divórcio foi averbado no 2o Ofício Extrajudicial de Lago da Pedra, em 10 de fevereiro de 2020. Ou seja, impugnantes e Impugnada concordam que esta foi casada com o atual Prefeito reeleito de Lago do Junco, Sr. Osmar Fonseca, e que o casal se divorciou tão somente 2020”, destacou o magistrado no despacho.

Segundo ele, só o fato de Edina Fontes ainda ser esposa de Osmar em 2017, quando ele tomou posse para o segundo mandato, já a tornaria inelegível.

“Ora, as imagens falam por si só. Estas demonstram a olhos vistos que a impugnada, ainda em janeiro de 2017, apresentava-se publicamente como esposa do atual Prefeito de Lago do Junco. Somente isto já seria suficiente para comprovar que o vínculo marital da Impugnada com o atual Prefeito de Lago do Junco perdurou até o atual mandato (2017-2020)”, completou.

Apesar do revés, Edina Fontes decidiu arriscar. Não indicou um substituto para sua candidatura – o prazo encerrou-se na segunda-feira (26) – e vai apostar numa improvável reviravolta no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão.

Baixe aqui a íntegra da decisão.

4 pensou em “Lago do Junco: candidata que se separou do prefeito em janeiro tem registro indeferido

  1. PREFEITO OSMAR FONSECA BRADA AOS QUATRO CANTOS QUE, JUNTAMENTO COM SENADOR WEVERTON ROCHA IRÃO COMPRAR LIMINAR E DERRUBADA DESSE INDEFERIMENTO, NOS TRIBUNAIS DE SÃO LUÍS…. AGUARDAR PRA VER REALMENTE QUAL JUIZ OU DESEMBARGADOR IRÁ RASGAR SEU DIPLOMA E A CONSTITUIÇÃO AUTORIZANDO TAL ABSURDO…

  2. Quanta mentira blogueiro! isso aqui ta parecendo site de fofoca onde você recebe a notícia e vai postar sem saber da veracidade! Seu Osmar e Dona Edina já estão separados desde 2016, inclusive seu Osmar tem duas filhas menores com a atual esposa, uma de quase 3 anos e outra que vai fazer um ano (é só conferir nas redes sociais do próprio prefeito, ele com a atual esposa e filhas), na época da separação deles (problemas pessoais que ninguém tem a ver com isso), Dona Edina ficou muito abalada e a maior prova veracidade do que eu to dizendo é a própria população do Município de Lago do Junco que sabe de toda a história, portanto, sua publicação é mentirosa, é inverídica!

    Moradora de Lago do Junco

  3. Pingback: Prefeito de Lago do Junco desafia a Justiça Eleitoral - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.