Felipe dos Pneus promete criar Secretaria da Mulher em Santa Inês

Um grupo de mulheres, intitulado ‘mulheres do 10’, promoveu na noite desta sexta-feira, 30, um encontro especialmente para discutir a participação da mulher na política e também debater problemas enfrentados por elas e como solucioná-los. O encontro foi realizado na Rua do Cordeiro, Centro de Santa Inês e teve a participação histórica de milhares de mulheres.

Os candidatos a Prefeito e Vice, Felipe dos Pneus (Republicanos) e Sirino (PTB) e o Secretário de Estado de Assuntos Políticos, Rodrigo Lago, foram os únicos homens a falar durante o evento.
Todas as candidatas a vereadoras da coligação “Unidos Em Uma Só Voz” falaram, além de algumas mulheres convidadas representando alguns segmentos da sociedade em que atuam. A esposa de Felipe dos Pneus, Paula Prata, foi bastante acolhida pelas mulheres que lhe prestaram homenagens emocionantes. E disseram que se sentem representadas nela, depositando confiança para ajudar Felipe na gestão.

A carência de serviços voltados para a mulher na rede pública de saúde foi um dos quesitos mais apontados. As mulheres cobraram que no município tenham mais ginecologistas atendendo nos postos de saúde; e que seja aumentado o número de unidades básicas de saúde tanto na sede quanto na zona rural do município. Também foi destacado a falta de assistência para as mães que têm filhos autistas. A sugestão foi disponibilizar uma equipe permanente com neurologista pediátrico, por exemplo.

Na área da educação, as mulheres reivindicaram creches e escolas em tempo integral. Porque assim elas poderão ter como trabalhar e aumentar a renda da família. Outra preocupação das mulheres foi com políticas públicas que assegurem seus direitos e que tenham proteção contra a violência doméstica e outras vulnerabilidades sociais.

Em sua fala, Felipe dos Pneus se comprometeu com todas as questões levantadas pelas mulheres. Destacou que como deputado, foi o autor da Lei 11. 285, que estabelece as diretrizes do programa estadual de proteção à vida das mulheres e combate à violência doméstica. Também elencou a conquista de uma maternidade para Santa Inês, uma policlínica (ainda será inaugurada, previsão próxima semana), ambulância com UTI Móvel; um novo Iema e uma escola bilíngue e em tempo integral que vão funcionar a partir do ano que vem; sem falar da nova Praça Santo Antonio que está prestes a ser inaugurada.

Mas a grande notícia da noite, é que ao agradecer a participação de cada mulher e como garantia que terão vez e voz em sua gestão, ele anunciou que vai criar a Secretaria Especial da Mulher.
“As mulheres são a maioria em Santa Inês, algo em torno de 54% da nossa população. Hoje eu senti que elas realmente declararam que chegou um novo tempo, o tempo do desenvolvimento” – conclui Felipe dos Pneus.