Covid-19: Duarte Jr. saiu de isolamento antes do fim de protocolo

O candidato do Republicanos à Prefeitura de São Luís, Duarte Júnior, não contou toda a verdade ao anunciar que um novo exame para Covid-19 aponta para sua cura.

Em postagem nas redes, o republicano diz que já está “110%”, e “apenas esperando o fim do período protocolar de isolamento” antes de retornar à ruas.

“Estou 110%, com meus exames já negativos e apenas esperando o fim do período protocolar de isolamento para voltar às ruas”, disse.

Não é verdade.

O Blog do Gilberto Léda recebeu ainda na tarde de ontem (19) informação de que Duarte esteve, pela manhã, no Marcus Barbosa Intellingent Office, um prédio comercial de São Luís – foi após isso, a propósito, que o candidato decidiu publicar uma cópia do exame, colhido e liberado no dia 16 de novembro.

Mais tarde, uma postagem de uma seguidora dele no Instagram confirmou: o republicano não apenas “furou” o isolamento antes do fim do protocolo, como ainda interagiu com pessoas.

Duarte diz estar assintomático. Nesse caso, segundo nova recomendação da OMS, o correto é isolar-se por 10 dias.

Como o candidato confirmou, por meio de exame, estar infectado no dia 11 de novembro, esperava-se que ele se mantivesse em isolamento até o dia 21 de novembro, amanhã.

Ele ainda não esclareceu o motivo pelo qual saiu do isolamento antes da hora.

Cadê o PCR?

Médicos consultados pelo Blog do Gilberto Léda apontam que o exame apresentado por Duarte Júnior não é garantia de que ele já esteja curado da doença. Segundo eles, nesse caso, o ideal é que fosse feito o chamado RT-PCR.

A indicação, inclusive, consta da “Nota 6” do exame apresentado pelo candidato.

“A metodologia adotada nos testes sorológicos para detecção de anticorpo IgG e IgM contra a Covid-19 deve ser utilizada para acompanhamento clínico. Para diagnóstico da infecção o padrão ouro é a RT-PCR”, diz o documento.

O mesmo exame aponta, ainda, que, no caso da Covid-19, “a janela sorológica” para detecção de IgG e IgM ocorre “a partir do décimo dia após o início dos sintomas”.

Se Duarte sentiu-se mal no dia 11, quando suspendeu a campanha e fez exame, essa “janela” só estaria aberta a partir de amanhã (21).

Em tempo: foram apenas cinco dias entre o alegado diagnóstico positivo de Duarte Júnior para Covid-19, no dia 11 de novembro, e o exame negativo, no dia 16.

9 pensou em “Covid-19: Duarte Jr. saiu de isolamento antes do fim de protocolo

  1. Na verdade ele não saiu antes!
    Se tu conferir baseado na data do Lacen, vai dar os dias certinhos!
    Ele fez foi campanha doente!
    Como bem disse o Yglésio, ele é um Sociopata!

  2. É uma Covid 10.0, em 5 dias tá curado.
    A cara nem treme.
    Se fosse em um país sério, esse rapaz estaria era preso por propagar esse vírus

  3. Esse Duarte COVID Jr é um MENTIROSO o # Bora infectar , não vai prosperar… iremos eleger o BRAIDE PREFEITO 19 !!!

Os comentários estão fechados.