Prefeitura e Porto São Luís levam ações de saúde ao Cajueiro

Dezenas de moradores das comunidades do Cajueiro, na área da Vila Maranhão/Itaqui-Bacanga, foram beneficiados com ações de saúde realizadas em novembro, na União dos Moradores Proteção de Jesus do Cajueiro. A iniciativa ocorreu graças a uma parceria entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Semus, o Porto São Luís e a empresa MRS.

“Sou operado de glaucoma e não estava conseguindo atendimento para fazer a revisão e meus exames. Hoje medi a glicemia, a pressão, o médico me examinou e ainda peguei a requisição para fazer meus exames, tudo perto de casa. Foi muito bom”, afirmou seu João Carvalho da Silva, 70 anos, morador do Cajueiro.

Para dona Flor de Lis, 54 anos, também moradora do Cajueiro, a ação foi boa porque ela atualizou várias vacinas, como a de gripe, antitetânica e contra hepatite. “Fui picada três vezes, mas valeu a pena. Também aproveitei para medir minha pressão e fazer o teste de glicemia”, explicou a moradora.

Houve vacinação de crianças e adultos, consultas médicas com dois clínicos gerais, serviços de higiene bucal e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, além de glicemia e medição da pressão arterial. As ações de saúde foram realizadas por médicos, uma odontóloga, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Em boa hora

A analista de gestão ambiental e comunicação social da MRS Ambiental, empresa terceirizada do Porto São Luís, Quilana Viégas, explicou que a ideia inicial do Porto São Luís era uma ação de vacinação para atualizar a carteirinha das crianças. “A ação cresceu e contemplou mais serviços, graças à parceria com a Secretaria de Saúde do Município. Os atendimentos chegaram em boa hora, pois com a pandemia muita gente está com medo de ir às unidades de saúde devido ao risco de contaminação, principalmente os idosos”, observou Quilana.

“Esta foi mais uma ação social de iniciativa do Porto São Luís em parceria com a Prefeitura e a MRS para trazer benefícios aos moradores do entorno do empreendimento. Seguimos todos os protocolos sanitários e os moradores das comunidades do Cajueiro vieram e aprovaram a iniciativa, realizada num momento tão delicado como este de pandemia. Com certeza outras ações semelhantes a estas virão”, afirmou a assistente social do Porto São Luís, Débora Rodrigues.