Covid-19: Dino culpa Bolsonaro por colapso no Amazonas

Valor

Foto: Denio Simoes/Valor

Presidente do Consórcio Amazônia Legal, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou nesta sexta-feira que sem a vacinação contra a covid-19, o colapso no sistema de saúde enfrentado pelo Amazonas pode se reproduzir em outros Estados. O Maranhão deve receber na noite de hoje ao menos 23 pacientes transferidos de Manaus.

Dino responsabilizou o governo federal pelo agravamento da crise sanitária na capital amazonense e disse que o “negacionismo” do presidente Jair Bolsonaro tem gerado situações trágicas como a enfrentada por Manaus, com hospitais lotados, sem vagas para atendimento nem cilindros de oxigênio para pacientes.

“O principal fator [do colapso], sem dúvida, é o que vimos desde o início, a premissa da ‘gripezinha’. A partir daí, todos os absurdos que estão acontecendo são derivações dessa premissa equivocada, criminosa. O país não se prepara adequadamente em nenhum item, desde respiradores, medidas de distanciamento, uso de máscaras e vacinas. Tudo isso vai ficando no improviso”, afirmou Dino ao Valor.

Sem condições de dar atendimento às vítimas de covid-19, o Amazonas poderá transferir até 750 pacientes, entre eles bebês prematuros. Hoje, o governo amazonense disse ter conseguido oxigênio para atender os bebês por dois dias, evitando, assim a transferência. A previsão inicial do Maranhão era de receber 23 adultos e 10 bebês prematuros para atendimento no hospital universitário.

“O caso de Manaus é um dos mais dramáticos que eu já vi”, afirmou Dino, que tem mantido contato direto com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

Um dos fatores que podem ajudar a explicar o aumento do número de casos no Amazonas nas últimas semanas é uma mutação do novo coronavírus, que torna a disseminação da doença ainda mais rápida. “Esse é um problema que deve ser tratado no plano nacional. Alguém acha que essa nova cepa vai ficar concentrada em Manaus? O presidente não pode falar que é problema do Estado e da capital”, disse Dino. “É irresponsável.”

O governador do Maranhão disse que se as vacinas da Fiocruz e do Instituto Butantan forem liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no domingo, o país poderá evitar a repetição do caso do Amazonas. “Se não tiver a vacina, vamos para um quadro difícil. Esse quadro do amazonas pode se alastrar de novo, se reproduzir. Pode ser precursor, antecipando o que vai ocorrer nos outros Estados. Se tivermos a vacina, melhorará um pouco esse quadro.”

Dino afirmou não ter nenhuma previsão do governo federal de quantas doses o Estado receberá para vacinar a população. “Estamos no escuro”, afirmou


28 pensou em “Covid-19: Dino culpa Bolsonaro por colapso no Amazonas

  1. A culpa de fato é de Bolsonaro, depois de tudo o que fez para sabotar as medidas de prevenção ao coronavirus, desautoriziu publicamente Pazuelo a não comprar a vacina do Butantã chegou a dizer que o presidente era ele e ele não compraria, estimulou as aglomerações, estimulou o não uso de máscaras, ainda prescreve remédio sem comprovação científica alegando tratamento precoce contra a Covid quando sabemos que não existe. Enfim, Bolsonaro se aliou ao vírus para fazer a tal seleção natural. E só blogueiris, jornalistas e apoiadores cegos não enxergam.

    • Blogueiris… Torço pra que tenha sido o corretor…
      Se não, nem rir “hahaha” e o Papai Noel fazer “hohoho” pode… Tem que ser “hxhxhx”

    • Quem são os que tem a responsabilidade de tomar todas as decisões de combate ao corona vírus desde o começo da epidemia? Se não sabe, pergunte ao STF.

    • Tu és louca, idiota? Se todas as besteiras que escreveste culpando bolsonaro (a maioria não tem nada a ver com o Amazonas) procedessem, afetaria TODO o brasil e não somente o estado com problemas seríssimos de corrupção. Lá é um problema pontual e local. Qual outro estado apresenta colapso de oxigênio?
      Antes de apontar o dedo, veja bem o que o TSE fez e os políticos amazonenses também.
      Ser esquerdista é um atestado de burros, assim como este desgovernador. Repete toda bestera que lhe dizem.

    • Infeliz, o que tem a ver todas as besteiras que escreveste com falta de oxigênio e vírus mutante? O presidente mandou fechar as empresas de gás? Gastou o dinheiro e não fez hospitais? Desviou recursos federais? E por que só em Manaus? Tente fazer um raciocínio lógico (sei que é impossível) ligando uma coisa com outra.
      E flavio dino culpando? Logo ele que no auge da pandemia liberou tudo e o MA foi o sétimo do pais em numero de mortos. Não consegue ganhar uma eleição na famem e quer dar pitaco em colapsos ou saída da ford. Um idiota completo e seus seguidores também.

      • A LAMPREOSE é uma doença onde a terminação RETAL curto circuita com a base da caixa craniana do RETARDADO MENTAL.
        Assim, o bolo FECAL ( conhecido também como MERDA ) acumula na micro caixa CRANIANA do IMBECIL.

    • Perfeito, Helena. Acrescentaria a troca de dois ministros médicos no meio da pandemia. Colocou no ministério da saúde um “especialista” em logística que na verdade é só um poste recebedor de ordens.

    • Eu acredito que a culpa é do Governador do Amazonas, tenho família que mora lá em Manaus e descaso dos governantes no país é de entristecer o Brasil

  2. Assim é fácil, se dê certo foi a gente, se dê errado foi o governo federal. O governador do Amazonas e o prefeito de Manaus fazem o quê lá? Flávio Dino acha, acha não, tem certeza que o povo é burro.

  3. Esse comunista é a nossa vergonha a nível nacional. As nossas estradas de responsabilidade desse comunista gordo de saborear as guloseimas do palácio estão em situação intrafegáveis. Porque que esse cara não larga Bolsonaro e cuida da sua cozinha?

  4. COMO OS ESQUERDOPATAS IDIOTAS CAMUFLAM A VERDADE …. NÃO FOI O SUPREMO QUE OBRIGOU O GOVERNO FEDERAL A ENTREGAR O CUIDADO À PANDEMIA AOS GOVERNADORES … E ASSIM O GOVERNO FEZ …. LIBEROU BILHÕES PARA IS ESTADOS … INCLUSIVE PARA O AMAZONAS … QUÊ ESTÁ DEVENDO 55 MILHÕES PARA A WALTE MARTINS E AÍ NÃO TEM OXIGÊNIO.. MAS TEM OUTROS FORNECEDORES RM MANAUS E ELE NÃO COMPRA ESSE MIZERAVEL GENOCIDA … PÔR QUESTÕES POLÍTICAS.. PORQUÊ OS PROPRIETÁRIOS SÃO INIMIGOS POLÍTICOS DELE … TINHA QUE HAVER UMA INTERVENÇÃO FEDERAL JÁ NO AMAZONAS . E PRENDER ESSE CANALHA. E ASSIM TAMBÉM É NO MARANHÃO… QUANDO A POLÍCIA FEDERAL IA DAR BATIDA AQUI …. TEVE FOGUEIRA DE DOCUMENTOS E COMPUTADIRES NO PALÁCIO DIS LEÕES……PÊLA MADRUGADA ….

    • Não, jumento. Deixa de ser mentiroso. Ou burro.
      O STF concedeu poder a estados e municípios para tomar as ações no combate a pandemia, em momento algum o STF disse que o palhaço Bozo não poderia fazer nada. Ele não fez nada (aliás fez sim, atrapalhou) porque é um vagabundo desde a época de deputado. Vagabundo, burro, perverso, preguiçoso, etc.

  5. A BESTA FERA DINOSSAURO, é uma pessoa tão incompetente quanto canalha. O Maranhão clama por gestão e esse infeliz passa 24 horas do seu tempo falando do governo federal. Que tal um impeachment desse incompetente por abandono administrativo aqui no Maranhão???

  6. O prefeito da capital preocupado em organizar e planejar a campanha de vacinação e o infame governador maranhense preocupado em POLITIQUICE. Vá trabalhar, cretino. Fale sobre como o Estado fará a logística de vacinação, fale sobre planejamento para a campanha. Impressionante como esse genocida comunista trata o Estado.

  7. Esse canalha corrupto quer dá palpite, uma porra dessa q não sabe governar um estado. Quer culpar o presidente. Qer mídia o povo acordou bando de safados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *