A culpa é do povo

Da coluna Estado maior

Não convenceu ninguém a declaração do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, de que a alta do número de casos da Covid-19 no Maranhão tem como causa maior as festas privadas de fim de ano – reuniões de família na esmagadora maioria dos casos -, e não as grandes aglomerações vistas durante o período eleitoral (com um intervalo, diga-se de passagem, de menos de 30 dias).

Disse o titular da SES:

– A gente está sofrendo um impacto, ainda, das festas de final de ano. A grande contaminação se deu nas festas de final de ano, infelizmente, porque é um movimento que une toda a sociedade. A gente falava de eleição, disso, ou daquilo, mas é um número muito pequeno das pessoas que se envolve com esse tipo de atividade. No caso do Natal e do Ano Novo é algo que une todas as famílias, ou praticamente 100% das famílias.

Ninguém em sã consciência – e que não seja intimamente ligado ao Palácio dos Leões – acredita nisso, é claro.

Quem teve acesso ao mínimo de informação durante o período eleitoral viu o que ocorreu nas ruas num período praticamente ininterrupto de 27 de setembro até o dia 15 de novembro – estendendo-se até 29 de novembro nos casos em que houve 2º turno, como São Luís.

Desde as convenções, realizadas como megaeventos pelos candidatos, passando pelas carreatas, caminhadas, comícios e os tais bandeiraços, o Maranhão foi tomado por ondas de apoiadores dos concorrentes a cargos eletivos.

Foram dois meses com essa rotina.

Portanto, esse discurso, usado para eximir a classe política dessa responsabilidade, jogando toda a culpa no cidadão que “se aglomerou” com sua família num espaço de uma semana, não encontra guarida nos fatos, na realidade.

Soa muito mais como um forma de eximir a si próprio (e ao governo) por nada ter sido feito para conter as aglomerações eleitorais.

10 pensou em “A culpa é do povo

  1. AGORA ESSE SECRETÁRIO CANALHA VEM QUERER RESPONSABILIZAR O POVO PELO CRESCIMENTO DA COVID NO MA. ESSE MULEQUE É O POVO, ESSE PALHAÇO QUE ANDAVA EM CIMA DE PALCOS ELEITORAIS AGLOMERANDO, GRITANDO E FAZENDO DANCINHAS JUNTOS COM SEUS ALIADOS NO PERÍODO ELEITORAL CRIA VERGONHA NA CARA SECRETÁRIO DE MERDA, VAI VIRAR UM VELHO MAIS NUNCA UM HOMEM.

  2. Não devemos esquecer que o grande culpado pelas aglomerações das eleições foi defensor-mor das mesmas, o ministro do tse luis roberto barroso, que colocando a constituição acima de tudo (fazem isto só quando é de interesse) moveu o céu e a terra para que ocorressem. Usando os argumentos mais fracos imagináveis, indo contra todo o bom senso mais do que obvio.

  3. Regras da SUS para o COVID
    Você não pega o covid:
    * Indo a comícios;
    * Fazendo carreatas:
    * Fazendo campanha por mais de mês;
    * Dançar no palanque;
    * Abraçando os eleitores.
    Você pegará covid
    * Se reunindo com a família no natal;
    * Comemorando ano novo também com a família. Basta um dia para arrebentar com tudo.

    Lembre-se: a culpa sempre será sua.

  4. Esse rapaz é muito tolinho, nunca botei fé nele. Nem nos seus conhecimentos jurídicos.

    Infeliz e arrogante essa fala de um governo em querer culpar o povo que ele governa pelo recrudescimento da doença. Só parece que é um revide ao eleitorado de São Luís por não ter elegido um candidato a prefeito do consórcio comunista? Mas comunistas são assim mesmo, como não tinham como culpar as empresas privadas, os capitalistas, os empreendedores do Maranhão, agora vêm com essa sandice de culpar os particulares que estavam reclusos em suas casas no período de final de ano.

  5. Respeito sua posição, mas, não brinque com a inteligência do leitor. Se fosse devido as eleições esse pico teria sido em dezembro. Deixo claro que as aglomerações das eleições foram um erro e graças a deus, só deus sabe o motivo, não ocasionaram aumento de casos.

  6. A culpa é do povo???? Onde tem circo tem palhaço!! vcs de esqueceram das aglomerações das campanhas que vcs mesmo patrocinaram, se esqueceram dos telões que permitiram no Palácio dos leões, igreja do Carmo, dos remédios e ali no museu da beira mar??? Depois vem com a cara mais cínica falar que a culpa é do povo! Como sempre digo esse estado aqui não precisa de governador nem de prefeito precisa de um xerife, pq aqui manda quem pode obedece quem tem juízo.#enfimahopocrisia.

  7. Não. A culpa é da. China e dos governadores que roubaram o povo e não fizeram ampliação de leitos. Safadeza e incompetência da nisso.

  8. Até a imprensa foi omissa. Não se via nos blogs críticas e mostrando evidências dos diversos comícios no período eleitoral. Todo mundo fez vista grossa. Que todos assumam. As

Os comentários estão fechados.