Vagas no TCE-MA devem movimentar bastidores até 2022

A abertura de duas vagas de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) deve movimentar os bastidores da corrida pela sucessão ao Governo do Maranhão em 2022.

A primeira delas abre em agosto deste ano, com a aposentadoria do conselheiro Nonato Lago.

Desde sempre, o interesse de setores do governo era que essa vaga fosse ocupada pelo atual vice-governador, Carlos Brandão (Republicanos), numa forma de tirá-lo da disputa pelo Palácio dos Leões.

O vice, contudo, não quer nem ouvir falar dessa hipótese. Ele apoia, nesse caso, o nome de Marcelo Tavares (PSB), atual chefe da Casa Civil, para o posto.

A segunda vaga abre apenas em 2023, após o processo eleitoral, com a aposentadoria de Edmar Cutrim.

Nesse caso, o nome de Brandão aparece cotado. Seria o “Plano B” dos governistas, que tentam traçar um acordo segundo o qual o republicano assume o governo em 2022, não se candidata à reeleição e vi para o TCE ao fim da sua gestão.

Na semana passada, o jornalista Marco Deça chegou a mencionar a possibilidade de abertura de uma terceira vaga.

“O conselheiro Caldas Furtado, sem clima na Corte de Contas, já teria pedido o cálculo de sua aposentadoria proporcional. Mas esta é uma outra história…”, antecipou.

7 pensou em “Vagas no TCE-MA devem movimentar bastidores até 2022

  1. Nem Brandão nem Marcelo Tavares tem conhecimento técnico como conhecimento em contabilidade, finanças e planejamento para o cargo. Infelizmente é uma escolha política, o que faz esse tribunal não seja independente ou imparcial. Esse TCE é ligado a assembleia legislativa, o que compromete bastante a imparcialidade na hora de julgar as contas das prefeituras e assembléias.

  2. Brandão fica no cargo e não faz acorodo com essa turma… sai candidato e elege uma bancada de deputados na Alema e Câmara Federal…

  3. Tem que ver também se Edmar não vai querer indicar um parente,sabe como é né !
    Ele não vai perder o osso,
    E abre o olho pois mesmo depois que ele sair vai querer uma $ala pra ficar até a atendendo as liderança$

    • Eu sabia era que o Edmar se aposentava no início de 2022 e não em 2023! Essa informação procede?

      Agora quanto às barganhas de uma vaga no TCE para um filho seu, é bem provável que o mesmo já esteja à procura na Casa de algum processo escabroso de iniciativa do MPC contra a gestão estadual atual pra consumar as suas intenções. Triste é ver que gente assim faz escola não republicana para os novos que vão entrando e o ciclo vicioso sempre se renovando, tal qual no TJ. Eita Maranhão velho, o povo e as leis que se explodam!

    • Então EC está em todas. Mas por outro lado dizem que nessa Corte ele vende para os alcaides e políticos “esgoelados” o que não tem.

  4. Um absurdo é imortal esses serem usados como moedas de trica ou jogada políticas. Indicam pessoas sem nenhuma qualidade técnica na área de controle. Nem concurso existe mais no TCE. Vergonhoso isso!

Os comentários estão fechados.