Amazonia 1 chega à órbita com sucesso e inicia transmissão de dados

Agência Brasil

Em apenas 17 minutos após o lançamento, ocorrido à 1h54 (horário de Brasília), o satélite Amazonia 1 alcançou o destino a 752 quilômetros de altitude da superfície da Terra. O lançamento ocorreu a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, na cidade de Sriharikota, na província de Andhra Pradesh, na Índia, e marcou dois avanços tecnológicos do país: o domínio completo do ciclo de desenvolvimento de um satélite – conhecimento dominado por apenas vinte países no mundo – e a validação de voo da Plataforma Multimissão (PMM), que funciona como um sistema adaptável modular que pode ser configurado de diversas maneiras para cumprir diferentes objetivos. A afirmação foi feita por Mônica Rocha, diretora substituta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O lançamento do satélite – fruto de uma parceria entre o programa espacial brasileiro e a Índia – foi comemorado na madrugada de hoje (28) por técnicos, engenheiros e demais membros da equipe de desenvolvimento tecnológico do equipamento. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, acompanhou diretamente do centro de controle da missão na Índia, e fez questão de reafirmar a parceria entre os dois países.

“Este momento representa o ápice desse esforço [de desenvolvimento do projeto], feito por tantas pessoas. Esse satélite tem uma missão muito importante para o Brasil. Essa parceria [entre Brasil e Índia] vai crescer muito. Portanto, muito obrigado pelo lindo lançamento, lindo foguete e por todo o esforço. As bandeiras [da índia e do Brasil] representam exatamente o que estamos fazendo aqui hoje: uma relação cada vez mais forte”, discursou o ministro para a equipe indiana após o anúncio do sucesso da missão.

3 pensou em “Amazonia 1 chega à órbita com sucesso e inicia transmissão de dados

  1. Porque será que não lançaram esse satélite da BASE de Alcântara???
    Que dizer que para ” arrendar” para o resto do mundo ela serve; mas lançar nossos satélites não???
    O BOZOMERDA não diz que a base vai render para o Brasil algumas dezenas de BILHÕES de dólares ???

  2. Queres saber o porquê, criatura detestável e burra da esquerda? Vou listar dois fatos (e aprenda escrever):
    1) Sucatearam a base de Alcântara com um acordo com a Ucrânia no governo de FHC, e que foi ate o desgoverno dilmão, e que torrou bilhões e nunca lançou uma bomba de murrão sequer da base (https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/02/15/tcu-critica-projeto-brasileiro-que-custou-r-483-mi-e-nao-lancou-foguete-fragil-e-otimista.htm);
    2) A esquerda inconsequente, apesar da bancada do MA apoiar depois, foi contra o acordo com os EUA e, ate hoje, a base esta sucateada e inoperante, só vale mesmo pela localização (https://www.brasildefato.com.br/2019/04/10/acordo-com-eua-sobre-base-de-alcantara-e-copia-e-cola-de-contrato-rejeitado-em-2001).
    Por isto, idiotão, é que nao foi lancado de Alcântara. Entendeste ou preciso desenhar?

  3. A base não tem estrutura para lançar um foguete do tamanho necessário para colocar esse tipo de satélite em órbita.
    Além disso, o Brasil não dispõe de tal foguete.
    Esse projeto começou em 2008 e contou com licitação internacional para o lançamento do satélite. Uma empresa americana ganhou a licitação e subcontratou uma empresa indiana.

Os comentários estão fechados.