DPE apoia medidas de Dino contra Covid-19 no Maranhão

NOTA PÚBLICA

Diante do cenário observado nos últimos dias, onde o número de casos de infecção por Covid-19 tem crescido em todo o Maranhão, a Defensoria Pública do Estado vem manifestar o seu apoio às medidas de restrição que visam conter o avanço do contágio do novo coronavírus e vem sendo amplamente debatidas por diversos setores da sociedade, sob a coordenação do governo estadual. Mesmo entendendo ser necessárias, a instituição tem se mantido vigilante aos impactos que podem ser gerados às camadas mais carentes da população, pessoas que durante a primeira onda da Covid-19 receberam o auxílio emergencial, e hoje não contam mais com o benefício.

A Defensoria estadual, lamentando a perda de mais de 5 mil maranhenses por complicações deste vírus, reforça o compromisso de contribuir com esse esforço conjunto de alertar a todos e todas sobre a necessidade de redobramos os cuidados para evitar a propagação de vírus respiratórios, sobretudo entre as pessoas enquadradas no grupo de risco. Desta forma, intensificaremos campanhas educativas que mostram a importância de ações de precaução, dentre elas o uso das máscaras, o distanciamento social e a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

As últimas pesquisas e dados sobre a doença justificam a preocupação da instituição.  A escalada dessa que vem sendo considerada a segunda onda não parou no Amazonas. A mutação viral foi migrando para vários estados brasileiros e até mesma para fora do país. Recentemente, o Maranhão confirmou o primeiro caso da chamada P1. Conforme os estudos, a variante brasileira pode driblar o sistema imune de indivíduos já infectados pela Covid-19 e causar uma nova infecção, além disso, há indícios de que a nova cepa é até 2,2 vezes mais transmissível do que as outras variantes do vírus.

Com base neste cenário, a Defensoria, em respeito aos seus assistidos, membros e demais colaboradores, suspenderá o atendimento presencial entre os dias 8 e 17 de março deste ano, intensificando a partir de então o trabalho remoto, que desde o início da pandemia vem sendo implementado, com a estruturação de recepções virtuais. Neste primeiro momento, a medida, em conformidade com o Decreto estadual, atingirá apenas as unidades situadas na região metropolitana de São Luís e em Imperatriz, municípios onde se concentram as maiores taxas de infecção e, principalmente, onde se verifica o iminente colapso no sistema de saúde das redes pública e particular.
Porém, a instituição essencial à Justiça, reitera o seu compromisso em resguardar os direitos dos que mais precisam, colocando à disposição dos assistidos vários canais telefônicos e virtuais, com ampla divulgação em todas as suas plataformas, garantindo que as demandas urgentes sejam acolhidas e as soluções sejam encontradas, preferencialmente, na seara extrajudicial.  

Na certeza de que, juntos, cada um fazendo a sua parte, venceremos mais esse desafio, a Defensoria Pública do Estado se solidariza com as famílias enlutadas e se posiciona firme na luta contra a Covid-19, convicta de que dias melhores se avizinham. Para que isso ocorra, no entanto, ratificamos o apelo a todos, no cumprimento das medidas restritivas. Esse momento requer o compromisso de cada cidadão com a sua vida e com a vida do próximo, sob pena de que o Maranhão precise viver um novo lockdown, uma medida extrema que afeta principalmente os mais vulneráveis.

Alberto Pessoa Bastos
Defensor público-geral do Estado do Maranhão

5 pensou em “DPE apoia medidas de Dino contra Covid-19 no Maranhão

  1. A DPE não devia só apoiar publicamente as medidas restritivas de Dino contra a Covid – 19 e intensificar o seu trabalho de forma remota, a qual até louvamos. Mas deveria liderar uma campanha no sentido que em havendo restrições de trabalho no serviço público, os servidores, inclusive os defensores da DPE, deveriam ter os seus salários reduzidos em benefício de auxílios emergenciais dos necessitados que ficassem sem trabalho no período. Nada mais justo.

  2. A unica coisa que não entendo dois defensores pediram lockdown e o presidente apoia as medidas não entendo mais nada essa entidade e totalmente rachada

  3. DPE, assim como outros do judiciário! Bas eleições ficaram caladinhos! Hoje estão barulhentos!! Veja bem, 30.000 de salário, assim é fácil ficar em casa, na península e comendo picanha da Fribal!

Os comentários estão fechados.