Dino assina carta pedindo ‘verdade e paz’ ao Congresso e ao STF

Guilherme Amado, de Época

Em carta, 16 governadores atacaram nesta segunda-feira “agressões e fake news” que buscam criar “instabilidade institucional”.

A divulgação do documento acontece um dia depois da morte do soldado da PM baiana Wesley Góes, abatido por agentes do Bope após sofrer um aparente surto psicótico e disparar seu fuzil em Salvador.

Sem evidências, deputados bolsonaristas associaram a morte a “ordens ilegais” do governador da Bahia, o petista Rui Costa, que encabeça a lista dos governadores que assinaram o documento.  

“Os governadores manifestam sua indignação em face da crescente onda de agressões e difusão de fake news que visam a criar instabilidade institucional nos Estados e no País”, afirmou o documento.

A carta, intitulada “Queremos verdade e paz”, não citou nomes mas mencionou “agentes políticos” e “autoridades federais”.

“Alguns agentes políticos espalham mentiras sobre dinheiro jamais repassado aos estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos, tentam manipular policiais contra a ordem democrática, entre outros atos absurdos”, seguiu o documento, acrescentando:

“Registramos especialmente o nosso protesto quando são autoridades federais, inclusive do Congresso Nacional, que violam os princípios da lealdade federativa”.

Leia: Cotado para substituir Ernesto minimizou pandemia e distorceu decisão do STF

Os governadores pediram aos chefes dos Três Poderes que tomem providências para coibir “atos ilegais e imorais”.

A deputada Bia Kicis, presidente da CCJ, a comissão mais importante da Câmara, insuflou bolsonaristas nas redes sobre a morte do PM, afirmando que “chega de cumprir ordem ilegal”. Depois, apagou a publicação.

16 governadores assinaram a carta: Rui Costa (BA), Flávio Dino (MA), Helder Barbalho (PA), Paulo Câmara (ES), João Doria (SP), Ronaldo Caiado (GO), Mauro Mendes (MT), Eduardo Leite (RS), Camilo Santana (CE), João Azevêdo (PB), Renato Casagrande (ES), Wellington Dias (PI), Fátima Bezerra (RN), Belivaldo Chagas (SE), Reinaldo Azambuja (MS), Waldez Góes (AP).

12 pensou em “Dino assina carta pedindo ‘verdade e paz’ ao Congresso e ao STF

  1. “Alguns agentes políticos espalham mentiras sobre dinheiro jamais repassado aos estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos, tentam manipular policiais contra a ordem democrática, entre outros atos absurdos”.

    O que dizem ser mentira é a mais pura verdade; e a verdade que pedem não passa de podre mentira!

    A realidade não está distante desses homens; eles estão nela e dela fazem parte; e disso são sabedores; o que eles detêm é a velha e perversa ambição desmedida que escurece não só a face do homem, como também o seu coração.

  2. Desses 16, creio que o Baloffo é o segundo mais mentiroso. Creio que esse W.Dias é o campeão na arte de mentir.

  3. Tadinhos, quase dá pena. São os principais responsáveis pela segunda onda e agora vem com esse chororô. Por que nunca mostram os repasses recebidos pelo governo federal? Se limitam somente a dizer que nunca receberam sem mostrar as provas. Tem mil formas contestar o planalto sem ser somente desmentir. E sempre os mesmos palhaços: os da esquerda do nordeste que querem luladrão e os que tem interesses escusos.

  4. Contra mentiras, se apresentam fatos, provas, documentos e não cartinhas, manifestos e disse-me-disse. Mostrem efetivamente que não receberam o dinheiro alardeado por bolsonaro, que não tem o número informado de vacinas e não fiquem de frescura reclamando para o padre.
    E logo o pt (partido que mais assina o documento), que massacrou marina alves com fake news e, como sempre, com aval e participação do seu cachorro sarnento (desculpa aos cachorros), o pc do b, vem com essa lenga-lenga
    Só para relembrar: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43118825

  5. Essas raparigas desses governadores deveriam mostrar números. Números se combatem com números, não com fuxico de lavadeiras. Tão inocentes.

    • Eles não conseguem, pois as medidas ilegais deles, só tem um número a apresentar. Diminuição dos empregos, aumento da fome, diminuição de leitos e aumento de mortes. Os governadores estão de parabéns mesmo!

  6. Esse cachorro é dia inteiro provocando o presidente, e agora vem com esse teatrinho, pedindo paz?
    É um canalha mesmo.

    • Este governadorzinho mequetrefe, apedeuta e patetico do Flavio Dino é apenas um CANALHA DA PIOR ESPECIE de plantão e querendo ser algo que presta simples assim

Os comentários estão fechados.