Anvisa pode decidir hoje sobre importação da Sputnik V

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve decidir na noite de hoje (27) se autoriz a importação, por estados e municípios, da vacina russa Sputnik V.

Reunião da Diretoria Colegiada, que tratará do assunto, está marcada para as 18h.

”A data da reunião foi marcada em razão do prazo de 30 dias definido pela Lei, e confirmado pelo STF, para que a Anvisa avalie os pedidos de importação de vacinas para Covid sem registro”, explicou a Anvisa em nota.

A decisão citada pelo órgão foi do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deu prazo até o dia 30 de abril para avaliação, numa ação proposta pelo Maranhão, que já contatou 4,5 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, mas ainda não pode trazê-las ao Brasil.

No total, estados do Norte e do Nordeste já contrataram mais de 60 milhões de doses.

Lote

Em video gravado no domingo, 25, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), atual presidente do Consórcio Nordeste, reclamou da demora da agência em analisar os pedidos. O Estado do Piauí também recorreu ao STF com pedido semelhante ao maranhense.

Segundo ele, “infelizmente, o Brasil perder a oportunidade do recebimento do lote de abril da vacina Sputnik”. Ele atribuiu a possibilidade à demora da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para conceder a licença de importação do imunizante e “por burocracias, por exigências que não estão previstas na lei“, diz.