Conheça as empresas e veículos que farão lançamentos de Alcântara

Blog do Matias Marinho

O dia 28 de Abril vai ficar marcado para o setor aeroespacial no Brasil. Evidente que não se trata de uma grande descoberta astronômica com a assinatura de brasileiro ou mesmo do desenvolvimento de algum grande foguete que leve o homem à Lua.

Entretanto, a realização da chamada pública, que culminou com a escolha de quatro empresas especializadas em veículos lançador de pequeno porte para a utilização do Centro Espacial de Alcântara (CEA) pode sim ser considerado um grande passo para área espacial brasileira.

A base voltará a ser utilizada e com esse uso, o setor será finalmente aquecido, sobretudo financeiramente.

E é bom que se diga: o processo adotado foi o melhor caminho, haja vista que o Centro será utilizado com a devida obediência às suas limitações e, principalmente, evitando altos investimentos em infraestrutura.

Empresas e veículos

As empresas americanas Hyperion, Orion Ast, Virgin Orbit e a canadense C6 Launch foram as vencedoras da chamada pública realizada no último dia 28.

A Hyperion vai usar o Sistema de Plataforma VLS (Sisplat), provavelmente para lançamento orbital (até 750 de altitude, com carga de até 200 kg), por meio dos chamados foguetes VLS, maior expertise da empresa.

Já a Orion Ast vai usar a plataforma de Lançador Suborbital, para lançamentos de até 200 km de altitude. A empresa é especializada em produção de nanossatélite e cubesats, entre outros, e opera no ramo espacial com foguete suborbital.

Muito conhecida no mercado, a Virgin Orbit vai usar um aeroporto existente na base de Alcântara. Um detalhe já é considerado a grande vedete do processo de contratação realizado. É que a empresa é uma das poucas do mundo com expertise para lançamentos horizontais.

No seu catálogo, a Virgin Orbit possui um avião chamado Cosmic Girl, um Boeing 747, que leva debaixo da sua asa, o foguete LauncherOne. Como já aconteceu em voos testes, o avião vai decolar com foguete a certa altitude até que o equipamento seja lançado horizontalmente, a partir do Cosmic Girl.

Conforme revelou a empresa em seu Twitter, após o anúncio do certame, toda estrutura de lançamento será levada no próprio avião e depois de lançado, todo equipamento utilizado retornará na mesma aeronave para seu local de origem. Ou seja, um esquema muito interessante com gastos reduzidíssimos.

Leia mais aqui.

Um comentário em “Conheça as empresas e veículos que farão lançamentos de Alcântara

Os comentários estão fechados.