Pessoas com comorbidades e Síndrome de Down vacinam-se em São Luís

De O Estado

A vacinação contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades, a partir de 59 anos, e Síndrome de Down, acima de 18 anos, será iniciada nesta terça-feira, 4, em São Luís. A informação foi confirmada no início da noite desta segunda-feira, 3, pela Prefeitura de São Luís. A imunização desse público-alvo será concentrada no Centro Municipal de Vacinação, instalado no Multicenter Sebrae (Cohafuma), das 8h às 18h. Todos devem ter feito cadastro prévio na plataforma #vacinacomorbidades.

O público na faixa etária acima de 18 anos, inclui ainda gestantes e puérperas como comorbidades. Pela manhã, serão imunizados os nascidos de janeiro a junho e, à tarde, os aniversariantes de julho a dezembro. Todos devem apresentar documento oficial com foto e laudo ou relatório médico que comprove a comorbidade (exceto para as pessoas com Síndrome de Down).

Quanto aos pacientes renais crônicos (dialíticos) serão imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas unidades onde fazem as sessões de diálise.

Já na quarta-feira, 5, o público-alvo será ampliado para pessoas com comorbidades com 58 e 57 anos, seguindo o cronograma de vacinar pela manhã os nascidos no primeiro semestre e, à tarde, os aniversariantes do segundo semestre.

Na quinta-feira, 6, a vacinação será estendida a pessoas com comorbidades na faixa etária de 56 a 55 anos. A vacinação para pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos, gestantes e puérperas como comorbidades e dialíticos também prossegue na quarta-feira, 5, e quinta-feira, 6.

As comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde incluem pessoas com diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves (incluindo asma grave), Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão Arterial estágio 3, Hipertensão Arterial estágios 1 e 2, com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias e miocardiopatias,Pericardiopatias, obesidades mórbidas, arritmias cardíacas, cirrose hepática, imunossuprimidos, entre outras doenças, assim como pessoas com Deficiência permanente que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A informação sobre o início da vacinação, com a ressalva da dependência da chegada de doses, para esse público-alvo foi anunciada na tarde desta segunda-feira, 3, pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), nas redes sociais. “Com a chegada das vacinas da Pfizer em São Luís, iniciaremos amanhã mesmo (hoje, terça-feira) a vacinação contra a Covid das pessoas com Síndrome de Down e comorbidades já cadastradas”, disse o prefeito no post. O imunizante chegou e a confirmação foi feita pela Prefeitura no início da noite.