Carlos Lula não crê em cepa indiana em casos do navio Shandong

O secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, declarou hoje, 18, em entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, explicou a situação dos tripulantes indianos diagnosticados com a covid-19.

Carlos Lula afirmou que todos os 24 tripulantes são indianos e 15 testaram positivo para o coronavírus (saiba mais), mas destacou que é improvável que eles estejam infectados com a variante indiana.

“15 tripulantes testaram positivo, mas eu quero tranquilizar a população. É improvável que a gente tenha a cepa indiana com os tripulantes desse navio, porque o navio é chinês, ele saiu da Malásia, embarcou a tripulação na África do Sul. Toda tripulação é indiana, são 24 tripulantes, mas eles embarcaram na África do Sul no final do mês de abril, então a gente já está aqui em meados do mês de maio, é improvável que a gente tenha a cepa indiana”, disse Carlos Lula.

O Secretário de Saúde disse que aguarda para essa semana o resultado do exame que vai identificar a variante do vírus. Carlos Lula acredita que o tripulantes foram infectados na África do Sul.

“Provavelmente na África do Sul ou no navio. É mais provável que alguém estava assintomático e transmitiu essa doença para os demais no âmbito do navio. Mas a gente não pode descartar, por isso o estudo está sendo feito e a gente já mandou para o Instituto Evandro Chagas. A gente espera que nessa semana ainda a gente tenha a variante que de fato tá circulando no navio”, acrescentou.

Carlos Lula fez questão de pontuar que todos os tripulantes estão isolados, e que eles sequer chegaram a ter contato com o solo, uma vez que o navio está parado a quilômetros de distância da costa.

“A gente testou todo mundo, tá todo mundo isolado, ninguém teve contato com o solo, importante dizer isso, o navio continua a quilômetros de distância da
costa, a gente só acessa o navio por helicóptero. Dos três (internados), a gente tem dois que já devem ter alta hoje, eles estão bem, só não retornaram ontem
para o navio porque já era noite, então não tinha como retornar, por isso eles ficaram em observação no hospital. E a gente tem o primeiro deles, ele não tá
entubado, ele tem evoluído bem. Então a gente acredita também que ele deve evoluir favoravelmente”, explicou o secretário.

Clique aqui e ouça a entrevista completa do secretário Carlos Lula.


1 pensou em “Carlos Lula não crê em cepa indiana em casos do navio Shandong

  1. Carlos Lula é médico ou infectologista? No Maranhão acontece de tudo. Alguém já disse que aqui até vaca voa. Alguém da área de saúde precisa urgentemente tomar a frente dessa situação, caso contrário poderemos ter grandes surpresas. Mas como o atual governo vive propaganda mentiras na mídia, poderemos ter surpresas desagradáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *