Eduardo Braide anuncia vacinas para jovens de 16 anos

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), confirmou há pouco a abertura do calendário de vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de destacou o avanço da v anos.

As doses serão aplicadas em todos os nove pontos de vacinação da capital.

Mais cedo, em entrevista ao radialista Jorge Aragão, do programa Ponto Final, na Mirante AM, o gestor comentou o início da vacinação contra a Covid-19 na capital maranhense para jovens.

“A gente sabe que o caminho para que a gente possa vencer essa pandemia o mais rápido possível é pela vacina. E é exatamente por isso que desde o início São Luís montou um planejamento para que a gente pudesse sair na frente em relação à vacinação e a gente tá colhendo os frutos agora”, destacou Braide.

O prefeito também lembrou que a vacinação desse público, faz de São Luís a primeira capital a iniciar a vacinação em adolescentes.

“São Luís foi a primeira capital do país a vacinar a população adulta, as pessoas que tinham a partir de 18 anos e agora também a primeira capital do país a iniciar a vacinação dos adolescentes. Então hoje nós temos a felicidade de ver aqui diversos adolescentes de 17 anos chegando para tomar a sua vacina, acompanhado dos seus pais ou responsável, em alguns casos até dos avós. E é motivo de muita felicidade a nossa cidade está na frente desse processo. E saber exatamente de que por estarmos na frente, nós também sairemos na frente nessa situação difícil que é a pandemia”, disse o prefeito.

Braide reforça que o início da vacinação dos adolescentes foi possível, graças a liberação da Anvisa, que autorizou após estudos desenvolvidos pelo laboratório da fabricante do imunizante.

“Vamos lembrar que o PNI, ele inclui no cronograma, ou seja, são as datas de quando deve ser vacinado cada público, mas quem autoriza se determinado tipo de vacina pode ou não ser aplicada é a Anvisa e desde o dia 11 de junho a Anvisa já havia autorizado a aplicação da vacina Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos, lembrando que quando a vacina Pfizer chegou no Brasil em sua própria bula, ela já autorizava, mesmo antes da autorização da Anvisa, a vacinação de pessoas a partir de 16 anos. O que nós estamos fazendo é ouvindo a ciência, agilizando a vacinação em nossa capital atendendo esse público tão importante dos adolescentes”, explicou Braide.

O prefeito aproveitou para convidar os adolescentes a irem tomar a dose da vacina em algum dos noves pontos espalhados pela capital maranhense.

“Quem tem 17 anos, que procure um dos nossos nove pontos. Pela manhã, quem nasceu de janeiro a junho. Pela tarde, quem nasceu de julho a dezembro. Lembrando que é importante os adolescentes estarem acompanhados dos pais ou responsável”, acrescentou o prefeito.