Retomada da Feirinha São Luís é sucesso no centro da cidade

A Feirinha São Luís voltou a animar a população e turistas neste domingo (25), após quatro meses paralisada por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. A retomada do evento, que foi prestigiado pelo prefeito Eduardo Braide, se deu em novo formato para além da Praça Benedito Leite, onde se originou. A partir de agora, são três pontos com diferentes atrativos, movimentando ainda mais o Centro Histórico da capital. 

“A Feirinha São Luís foi toda reformulada. A partir de agora, acontece em um espaço ainda maior para mais conforto e segurança de todos os visitantes. Nossos produtores rurais, expositores e empreendedores agora voltam a ter suas rendas com o evento aos domingos. A volta está sendo possível por causa da campanha de vacinação contra a Covid, que já alcançou todos os adultos e, agora, está sendo ofertada para os nossos adolescentes”, destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide. 

O novo formato da Feirinha São Luís ocupa, agora, além da Praça Benedito Leite, as ruas de Nazaré e do Egito também, ambos os espaços no mesmo perímetro.

“Achei assertiva essa expansão da feirinha, estou adorando. Deu a oportunidade de a gente apresentar de uma forma melhor os nossos produtos aos visitantes, sem falar que com a descentralização dos espaços a gente não só ocupa ainda mais o nosso Centro Histórico, mas, também, obedece minimamente ao distanciamento social, que é importante para combater o coronavírus”, disse a artesã Raquel de Jesus, de 50 anos. 

De acordo com a secretária de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires, a expansão da Feirinha São Luís é fruto da união de ideias da pasta com a Semapa.

“Antes, havia uma limitação muito grande de espaço. Agora, temos uma possibilidade maior, logo, conseguimos acomodar mais pessoas. Essa distribuição espacial que realizamos partiu de uma discussão que pautou uma série de pontos que deveriam ser levados em consideração para que a gente conseguisse fazer uma feirinha maior, mais organizada e que fosse melhor tanto para os permissionários quanto para os visitantes”. 

Na Praça Benedito Leite, antes o único espaço da Feirinha São Luís, os canteiros ficaram reservados exclusivamente para as atividades infantis e para quem estivesse a fim de um piquenique em família ou entre os amigos. Lá, também passou a funcionar uma Central de Atendimento ao Turista (CAT) com informações especializadas para aproveitar a viagem ao Destino São Luís, o setor Institucional e o Espaço Pet.

Ainda no entorno, ficaram alocados os expositores de artesanato com uma variedade de peças e objetos decorativos regionais e produtores agroecológicos, um dos principais atrativos da Feirinha São Luís. Nos stands, os visitantes encontraram alimentos de origem vegetal ou animal oriundos da agricultura familiar da zona rural, de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais e produzem alimentos livres de contaminantes.