Mário Assunção, Amanda e Fábio Gentil se reúnem com selecionados do Prouni Municipal

O vereador Mário Assunção, a secretária municipal de Governo, Amanda Gentil, e o prefeito Fábio Gentil participaram na sexta-feira (3) de um encontro com os primeiros estudantes selecionados do Prouni Municipal. O momento contou também com a presença dos diretores da UniFacema, instituição conveniada para executar o programa.

“O Prouni já é uma realidade. Os alunos estão matriculados e academicamente vinculados a cada curso e participam das atividades que a faculdade desenvolve neste período de 2021.2. Hoje temos a oportunidade de mostrar a realidade institucional aos gestores”, explicou Marcos Aurélio, reitor do UniFacema.

Segundo Mário Assunção, autor do projeto na Câmara Municipal, “essa proposta só pôde ser colocada em prática graças à vontade do prefeito Fábio Gentil e do presidente do legislativo, Teódulo Aragão, que nos permitiu fazer a parte orçamentária. Hoje estamos colhendo os frutos, pois tivemos o privilégio de presenciar esses alunos em sala de aula”.

Fábio Gentil destacou que hoje no Maranhão, Caxias é uma referência e muitos gestores já o procuram para saber como é possível implantar o projeto em seus municípios. “Muitos acreditavam que os estudos acabavam com o 3º ano do Ensino Médio, mas nós criamos uma lei que dá acesso de forma gratuita a um curso superior, pago pelo município. Eu tenho certeza que isso é valoroso demais. Não tem gestor público que não fique feliz com algo dessa natureza, e peço aos gestores públicos que possam dedicar um pouco mais a educação do nosso estado e do nosso país”, acrescentou.

“Fazer parte de um governo que pensa na qualidade da educação de Caxias me dá muito orgulho. São pessoas que não tinham condição de pagar uma universidade, e hoje graças à prefeitura estão estudando. Só tenho a agradecer ao prefeito Fábio Gentil. Eu tenho orgulho em dizer que hoje essas pessoas têm a oportunidade que eu tive quando entrei na faculdade”, declarou a secretária Amanda Gentil.

Relatos

Na oportunidade, os alunos compartilharam sobre a importância social do programa:

“Acho bem legal esse projeto. Ele dá muita oportunidade para Caxias. Com esse projeto abrangendo muitos alunos, eles vão poder fazer o curso que deseja e a cidade vai se desenvolver cada vez mais”. (Alan Vinícius – Curso de Odontologia)

“Eu me sinto privilegiada por ter recebido essa oportunidade, porque era algo que eu sempre sonhei, e eu me sinto gratificada por isso. Esse programa está abrindo portas para muitos alunos que não têm condição de pagar uma faculdade” (Lorena Gabriele – Curso de Psicologia)

“Eu sempre tive interesse em estudar porque as pessoas têm determinados comportamentos, por isso escolhi essa área. O Prouni Municipal vai ser uma grande oportunidade. A gestão acertou em apostar nesse projeto, e acho que vai ser um grande marco para a minha cidade” (Carlos Eduardo – Curso de Psicologia)

“Eu tentei e deu certo. Já estou com 20 dias estudando e espero ser uma grande arquiteta. Eu adoro desenho e acho incrível fazer projetos. Caxias é uma das primeiras cidades com esse programa, e espero que todos possam aproveitar” Sara Laélia – Curso de Arquitetura e Urbanismo)

“Eu sempre quis Enfermagem. Quando as pessoas verem a gente, elas vão perceber que têm oportunidade. Eu sempre apoio iniciativas assim, porque é uma oportunidade para as pessoas que não têm condição” (Maria Gabriele – Curso de Enfermagem)

“É uma grande oportunidade está aqui. Desde criança, eu sempre sonhei em cuidar de outras pessoas e com o Prouni Municipal mais pessoas vão ter acesso a um curso superior” (Lara Milena – Curso de Enfermagem)

“É um momento surreal, e para mim fazer parte da primeira turma do Prouni Municipal é uma honra” (Luna Letícia – Curso de Direito)

Prouni Municipal

O Prouni Municipal seleciona estudantes oriundos de escolas públicas, ou da iniciativa privada, desde que tenham cursado com o auxílio de bolsa de estudo, priorizando pessoas de baixa renda. Ao passar no vestibular da instituição ou pela nota do Enem, o estudante se inscreve no site da Prefeitura de Caxias, e uma comissão da Secretaria Municipal de Educação faz a seleção. Das primeiras 15 vagas ofertadas em 09 cursos em 2021, 08 vagas foram preenchidas.