Aprovado o Estatuto da Pessoa com Deficiência, de autoria de Andreia Rezende

Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária de ontem (14), o Projeto de Lei 367/2019, de autoria da deputada Andreia Martins Rezende (DEM), que institui a Lei Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) no âmbito do Estado do Maranhão.

O Estatuto conta com 39 artigos que asseguram e promovem, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a inclusão social, cidadania e a acessibilidade.

O texto garante direitos e faz valer o dever do Estado, da sociedade e da família de assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.

Para Andreia Rezende, é uma conquista grandiosa a aprovação deste Estatuto, uma vez que ele vinha sendo elaborado desde do primeiro ano do seu mandato. “Como representante de toda a categoria de pessoas com deficiência em nosso Estado, minha primeira grande ação neste sentido, tinha que ser estabelecer leis que facilitem a vida de todas estas pessoas, para que elas saiam da inviabilidade social, que sabemos que existe. Direitos básicos e especiais que precisamos dar notoriedade e respeito, e que vão além da acessibilidade”, destacou a parlamentar.

O Projeto agora segue para a sanção do Governador Flávio Dino (PSB).

Cadastro-Inclusão

Pela proposição, fica criado o Cadastro Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Cadastro-Inclusão), registro público eletrônico com a finalidade de coletar, processar, sistematizar e disseminar informações geo referenciadas que permitam a identificação e a caracterização socioeconômica da pessoa com deficiência, bem como as barreiras que impedem a realização de seus direitos.

O cadastro será administrado pelo poder público e constituído por base de dados, instrumentos, procedimentos e sistemas eletrônicos.

Um comentário em “Aprovado o Estatuto da Pessoa com Deficiência, de autoria de Andreia Rezende

  1. Existe uma lei estadual que garante prioridade para os diabéticos que nem mesmo os hospitais públicos respeitam.

Os comentários estão fechados.