‘Não há preocupação’, dizem Bombeiros sobre ‘tsunami’ em SLZ

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão emitiu no fim de semana uma nota descartando qualquer tipo de preocupação quanto à possibilidade de ocorrência de um tsunami em São Luís, como decorrência da erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol localizado na costa da África.

Segundo o comunicado da Defesa Civil Estadual, as possibilidades de um desastre do tipo na costa maranhense “são muito baixas”.

“Especialistas da rede Sismográfica Brasileira (RSBR) apontam que as chances disso [tsunami] acontecer são muito baixas. De acordo com o órgão, somente uma atividade vulcânica excepcional poderia provocar um tsunami com a capacidade de atingir o Brasil”, diz a nota.

Que completa: “O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) também se manifestou sobre o assunto informando que a atividade vulcânica na região das Canárias é comum e monitorada, sendo pequena a possibilidade de uma eventual erupção do vulcão La Cumbre provocar um tsunami que afete o litoral brasileiro”.

O vulcão entrou em erupção no domingo, 19.

Um comentário em “‘Não há preocupação’, dizem Bombeiros sobre ‘tsunami’ em SLZ

  1. Esse assunto é extremamente técnico,os sismógrafos que, os bombeiros não tem,são instrumentos que podem medir a extensão dos tremores.Isso é asunto pra uiniversidades que acompanham os tremores.Só as mesmas podem se pronunciar sobre o assunto.

Os comentários estão fechados.