Semana do Lixo Zero alerta para a redução de resíduos sólidos em São Luís

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), sancionou a Lei nº 6.920/21, que incluiu no calendário oficial de eventos do município a Semana do Lixo Zero. A iniciativa tem como objetivo ser um instrumento de política pública socioambiental e de educação ambiental voltadas para a temática da redução de resíduos sólidos. 

A lei que instituiu a Semana do Lixo Zero teve origem no Projeto de Lei 172/21, de autoria do vereador Octávio Soeiro (Podemos). A lei prevê que as comemorações devem ocorrer anualmente, na última semana do mês de outubro, e deve contar com a realização de palestras, seminários e demais atividades que abordem o consumo consciente e a redução do lixo. 

O primeiro secretário da Câmara informou que a redução na produção de lixo deve ser debatida com mais frequência, já que é algo que impacta diretamente o meio ambiente e a vida das pessoas. 

“O município de São Luís carece de novas e incisivas iniciativas e abordagens com seus resíduos, visto o aumento da população, do consumo e a dificuldade ainda de se coletivizar aparelhos voltados para essa temática. Esse assunto precisa de novas perspectivas e a comunicação com a população em relação a esse tema precisa melhorar”, disse Octávio Soeiro.