Juiz Marcelo Baldochi é aposentado compulsoriamente pelo CNJ

O juiz Marcelo Testa Baldochi, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), foi aposentado compulsoriamente, com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço, por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ele foi punido pela tentativa de direcionar a distribuição dos processos, além de autorizar liberação de valores depositados em conta judicial vinculada a processo integrante do acervo processual de vara na qual não exercia jurisdição.

O relatório do conselheiro Mário Guerreiro no Processo Administrativo Disciplinar n. 000692087.2018.2.00.0000 apontou diversas acusações contra o magistrado, acolhendo de forma parcial as denúncias. Na acusação de tentativa de direcionamento da distribuição dos processos de tutela, inventário e divórcio consensual, o relator considerou que o magistrado infringiu as regras da distribuição, “ensejando distorções no exercício das competências jurisdicionais e a escolha do julgador pelas partes”. O conselheiro destacou que, se a prática é praxe na comarca de Imperatriz (MA), a atitude não exime o erro do magistrado, mas, pelo contrário, se outros magistrados e magistradas também agem assim devem ser “objeto de apuração e julgamento na seara própria”, sendo a conduta “rechaçada e devidamente punida”.

O juiz também foi acusado de expedir alvará para liberação de valores depositados em conta judicial vinculada a processo de vara diversa, conduta que fere a Lei Orgânica da Magistratura (Loman) e o Código de Ética da Magistratura. Segundo o voto, “os atos praticados pelo requerido caracterizaram séria afronta aos princípios do juiz natural e do devido processo legal, além de ensejarem abalo à imagem e à credibilidade do Poder Judiciário, bem como à segurança jurídica”.

O relator lembrou que o magistrado maranhense já foi julgado pelo CNJ em outras faltas disciplinares, recebendo sanções administrativas de censura (PAD 2802-39.2016.2.00.0000) e de disponibilidade (PAD 2799-84.2016.2.00.0000). “Resulta evidenciado, desse modo, o desrespeito do requerido pelas regras de conduta exigidas da magistratura e por princípios caros ao Estado Democrático de Direito, avultando, por conseguinte, a sua efetiva incompatibilidade para o exercício da jurisdição de forma permanente”, destacou o relatório.

Quanto à prolação de decisões em processos de competência de varas diversas nos plantões judiciais – ocorridos em 2013 – em matérias que não comportavam determinações em sede de plantão, o relator declarou a prescrição da pretensão punitiva. Também absolveu o magistrado de acusação de atuação irregular em um processo de inventário que foi distribuído a ele na comarca de Imperatriz.

8 pensou em “Juiz Marcelo Baldochi é aposentado compulsoriamente pelo CNJ

  1. Um absurdo!! e uma inconstitucionalidade tratar os magistrados de má conduta,com aposentadoria proporcional.Se qualquer funcionário publico depois de um processo administativo é demitido sumariamente.Srs.Deputados façam uma PEC para acabar com isso.

  2. Até quando vamos conviver com essa barbari, cometem crime e a pena é aposentadoria….

  3. Aposentado, porém, seguirá recebendo seus vencimentos… Isso é uma aberração.

    O funcionário público de baixa patente, quando é condenado, é a “bem do serviço público”, não recebe um centavo e fica impedido de fazer concurso público e blá-blá-blá

  4. Aposentado, porém, seguirá recebendo seus vencimentos… Isso é uma aberração.

    O funcionário público de baixa patente, quando é condenado, é a “bem do serviço público”, não recebe um centavo e fica impedido de fazer concurso público e blá-blá-blá

Os comentários estão fechados.