NOTNHAS DA TARDE

Qual a cor?
Está sendo aguardado como se aguarda o anúncio de um novo Papa o fim da reunião promovida pela Prefeitura de São Luís entre rodoviários e empresários do setor de transportes da capital. Falta saber qual será a cor da fumaça a ser emitida após as tratativas, se branca ou preta.

Ato

A União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) de São Luís prepara-se para uma grande manifestação caso haja reajuste de tarifas do transporte público da capital. Num comunicado divulgado nesta segunda-feira, 25, a entidade estudantil diz que um reajuste “seria surreal no bolso do pai de família e trabalhador”, que não é contra a greve da categoria, mas cobra sensatez dos grevistas, uma vez que outros trabalhadores também estão sendo prejudicados pela paralisação de 100% da frota.

“Irresponsáveis e incompetentes”
Do governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), diante de mais um reajuste dos preços dos combustíveis nas refinarias da Petrobras, antecipado no domingo, 24, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo ministro Paulo Guedes: “Irresponsáveis e incompetentes. Não sabem o que fazer e ficam com essa conversa vazia de ‘privatizações’, como se isso fosse segurar explosão de preços”.

Aliança?

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, pré-candidato do PT ao Governo do Maranhão, foi recebido nesta segunda-feira, 25, por lideranças do PSB no estado. O encontro – solicitado pelos petistas – ocorreu na sede do PSB em São Luís. Camarão quer o apoio dos socialistas ao seu projeto.

Apresentação I

Com a certeza de avançar mais nas melhorias para a classe por um caminho seguro, advogados e advogadas do Maranhão aderiram ao projeto da chapa 4 – Preservar as conquistas e avançar +. Amanhã (26/10), o candidato à presidência da OAB/MA, Kaio Saraiva, se reune com a classe, a partir das 19h no Rio Poty Hotel para apresentar algumas das mais de cem propostas de trabalho distribuídas em 09 eixos temáticos, além de apresentar os advogados e advogadas que integram o projeto.

Apresentação II
As eleições da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil será realizada no próximo dia 16 de novembro. Pesquisas indicam, que entre os candidatos, o , advogado Kaio Saraiva, deve ganhar as eleições. Ele tem o apoio do grupo do atual presidente Thiago Diaz. Desde 2015, o então jovem advogado milita por condições melhores à classe. O foco da gestão de Kaio Saraiva para o triênio 2022/2024 será o de seguir com uma Ordem que avança unida e que não admite retrocesso. “Não queremos a volta ao passado e a incerteza para o futuro. Temos que seguir em uma jornada reconhecendo os desafios do presente e do futuro, preservando as conquistas e fazendo mais diante dos desafios que diariamente aparecem”, garantiu o candidato à presidência da OAB/MA.

Apresentação III
Na visão de Kaio Saraiva, a gestão de Thiago Diaz, a qual ele ajudou a consolidar, deixa para trás uma OAB/MA que não trazia conquistas para a classe advocatícia. “Os tempos vivenciados são tempos de conquistas e avanços para todos os profissionais. Manteremos em ritmo acelerado. Se estamos dando atenção à Jovem Advocacia, assim continuaremos a fazer com mais ações e inovação”, garante Kaio. Ao fazer parte da gestão da OAB/MA em 2016, Kaio potencializou a qualificação por meio de sua atuação na Escola Superior de Advocacia. Ele aliou sensibilidade com determinação e eficiência para enxergar os problemas dos profissionais e apresentar soluções.

Vazamento
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) confirmou por meio de nota que, na manhã desta segunda-feira (25), durante serviço de escavação em uma obra na área primária do Porto do Itaqui, uma tubulação foi perfurada. “Imediatamente, o Plano de Controle de Emergência foi acionado e a área evacuada. Após avaliação técnica, foi verificado que a tubulação atingida é de transporte de água e houve um pequeno vazamento de ar comprimido. Como não se tratou de produto perigoso, as atividades foram retomadas e a tubulação está sendo reparada”, diz o comunicado. Segundo o órgão, “a ocorrência demonstrou a eficiência do Plano de Controle à Emergência da EMAP, que atua na prevenção e no combate a situações de risco com foco na proteção à vida das pessoas e ao meio ambiente”. As operações no Porto do Itaqui seguem dentro da normalidade.