Vereador Marquinhos pode tirar ‘Cartão Alimentação’ de 86 mil alunos de SLZ

Com o único objetivo de fazer oposição irresponsável ao prefeito Eduardo Braide (Podemos), o vereador Marquinhos (DEM) fez nesta semana um movimento que pode tirar de 86 mil alunos da rede municipal de ensino de São Luís o benefício do Cartão Alimentação Escolar.

Na Câmara, o parlamentar apresentou uma emenda ao projeto de lei que cria o cartão, com a desculpa de contemplar alunos das escolas comunitárias.

Mas a proposta de Marquinhos, na verdade, apenas conseguiu a façanha de inviabilizar o projeto.

Explica-se: as escolas comunitárias são de natureza privada e, portanto, não integram a rede pública municipal de ensino.

Além disso, os repasses feitos a essas entidades são regulamentados por legislação federal. Somente em 2021, elas receberam mais de R$ 35 milhões.

______________Leia mais
Chico Carvalho bate boca com Marquinhos: ‘Vagabundo, procura teu lugar’

Já o Cartão Alimentação Escolar é uma iniciativa voltada exclusivamente aos alunos da rede pública municipal. O benefício será custeado com recursos próprios do Município e não podem ser utilizados com alunos não integrantes da rede pública de ensino, sob pena de improbidade administrativa.

Outro fator que o vereador Marquinhos desconsiderou foi a expressa previsão da Lei Orgânica do Município, que proíbe alterações que aumentem a despesa nos projetos de iniciativa do Poder Executivo Municipal.

Uma atribuição básica a que o parlamentar deveria estar mais atento.

Resumindo: caberá agora ao prefeito Eduardo Braide corrigir o grave equívoco do vereador Marquinhos. Caso contrário, mais de 86 mil alunos da rede municipal irão ficar sem o Cartão Alimentação Escolar.

É só aguardar…

Um comentário em “Vereador Marquinhos pode tirar ‘Cartão Alimentação’ de 86 mil alunos de SLZ

  1. Eu assisti pelo you tube a sessão de hoje. Sinceramente esse vereador deveria ter vergonha de ser tão ignorante. Acredito que ele ou agiu por maldade contra os estudantes da rede municipal, porque serão eles e não o prefeito os prejudicados ou é totalmente despreparado e sem condições de representar o povo por não entender de temas relevantes para a população. As escolas comunitárias são de natureza privada, os estudantes não são computados no censo escolar da rede municipal e as que atendem os critérios legais recebem recursos do FNDE para alimentação escolar e FUNDEB. Na votação do décimo quarto salário para os profissionais da educação ele apresentou uma emenda para o prefeito pagar o décimo quinto salário também que não pode nem ser votada porque ele fez só pra tumultuar, não apresentou a proposta por escrito. Patético!!!

Os comentários estão fechados.