PF deflagra ação contra fraudes em licitações de Pinheiro

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12) nas cidades de São Luís, Pinheiro e Palmeirândia, a Operação Irmandade, com a finalidade de desarticular organização criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no âmbito do Município de Pinheiro, envolvendo verbas federais do Fundo Nacional de Saúde e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

Segundo a PF, a investigação se concentra nos Pregões 030/2018 e 016/2020, que deram origem a contratos da ordem de R$ 38 milhões, firmados com empresas pertencentes a membros da organização.

“Foram localizados diversos indícios no sentido de que o proprietário de fato dessas empresas seria o gestor público municipal, o que se confirmou por meio da análise das movimentações bancárias. Nessa oportunidade, constatou-se que parte dos pagamentos realizados pelo Poder Público para tais empresas era revertido para as contas do servidor público”, dizem os federais, em nota.

Na ação de hoje, a PF cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, dez mandados de sequestro de valores, além de ordens de suspensão do exercício da função pública, proibições de acessar ou frequentar a Prefeitura, de manter contato com os outros investigados e de ausentar-se da comarca de sua residência durante a investigação.

Ao todo 60 policiais federais cumpriram as determinações judiciais expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que decorreram de uma representação elaborada pela Polícia Federal.

A denominação “Irmandade” faz referência à composição da organização criminosa, que possui, tanto no núcleo político, quanto no núcleo empresarial, irmãos participantes do estratagema criminoso.

2 pensou em “PF deflagra ação contra fraudes em licitações de Pinheiro

  1. PRA CIMA DESSES LADRÕES, PF! QUANTO MSIS O POVO ANALFABETO É ROUBADO, MAIS ELES VOTAM NESSES LADRÕES. ELES ADORAM SER ROUBADOS, TANTO É QUE ELES OS ELEGEM PRA DOIS MANDATOS.

  2. Meu bom Deus!, como esses prefeitos do Maranhão roubam!!! Não é por acaso que o MA tem um dos piores índices de vacinação. E são esses prefeitos que divulgam notinhas na imprensa e nos blogs contando vantagens e feitos de suas administrações (sabe-se lá qual a origem dos recursos que financiam essas postagens). Pobre Maranhão!

Os comentários estão fechados.