Prefeito Calvet Filho pode ser ouvido na PGR sobre lobby de pastores no MEC

Imirante

O prefeito de Rosário, Calvet Filho (PSC), será ouvido caso o Supremo Tribunal Federal (STF) autorize a Procuradoria-Geral da República (PGR) a instaurar um inquérito sobre a suspeita de que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, tenha favorecido pedidos de pastores na concessão de verbas públicas.

Segundo material divulgado pela PGR, se autorizado, o inquérito vai apurar “se pessoas sem vínculo com o Ministério da Educação atuavam para a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado à pasta”.

O pedido da PGR ao STF será analisado pela ministra Cármen Lúcia. O caso veio à tona a partir de um áudio divulgado pelo jornal “Folha de S.Paulo” e captado durante reunião de Milton Ribeiro com prefeitos. Na gravação, o ministro diz que repassa verbas a municípios indicados pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. Eles não têm cargo no governo, mas participaram de várias reuniões com autoridades nos últimos anos.

O nome do prefeito maranhense consta de uma lista de cinco gestores municipais a serem ouvidos pela PGR, caso o inquérito seja aberto. Não consta do pedido o nome de Gilberto Braga (PSDB), prefeito de Luís Domingues, que denunciou o pastor Arilton Moura por supostamente haver pedido R$ 15 mil e um quilo de ouro para garantir a liberação de recursos da ordem de R$ 10 milhões.

Milton Ribeiro esteve em Rosário em maio do ano passado. Na ocasião, segundo registro do próprio Calvet nas redes sociais, o titular do MEC, acompanhado de representantes do ministério da Educação, e do reitor e de diretores do IFMA, realizou uma visita técnica nas novas instalações do Campus Avançado do IFMA na cidade.

Um comentário em “Prefeito Calvet Filho pode ser ouvido na PGR sobre lobby de pastores no MEC

Os comentários estão fechados.