PoderData: vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai a 5 pontos

A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonar (PL) na disputa pela Presidência da República caiu a apenas cinco pontos, segundo mostra a mais recente pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (13).

O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 12 de abril de 2022 e mostra o ex-presidente petista com 40% das intenções de voto contra 35% d atual presidente. Em novembro de 2021, Lula chegou a marcar 34% contra 29% de Bolsonaro em um dos cenários testados.

Segundo a consulta, Bolsonaro foi beneficiado pela saída do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) da disputa. Neste cenário, o atual presidente cresceu 3 pontos percentuais, enquanto Lula oscilou negativamente 1 ponto.

Os nomes da chamada “3ª via” seguem distantes de Lula e de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) parece com 5% seguido por João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), com 3% cada, e Simone Tebet (MDB), com 2%.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 10 a 12 de abril de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 322 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-00368/2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.


4 pensou em “PoderData: vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai a 5 pontos

  1. Esse Lularapio,nunca esteve a frente do presidente BOLSONARO…esse ex presidiário vai pegar é taca nas URNAS… BOLSONARO REELEITO !!!!

  2. Acomopanho política há anos e,nunca ví um candidato que sequer vai as ruas,está disparado nas pesquizas.O que vejo é o outro candidato ser aplaudido em todo os locais do País.Parece que o plano em eleger um candidato nos tribunais superiores,não vai dar certo.

  3. Essa pesquisa é feita por robô ligando para celulares e telefones. Logo em seguida saiu outra pesquisa, Sensus/Revista IstoÉ, feita presencialmente. O
    Lula está com uma vantagem de 14% sobre Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.