PoderData: vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai a 5 pontos

A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonar (PL) na disputa pela Presidência da República caiu a apenas cinco pontos, segundo mostra a mais recente pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (13).

O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 12 de abril de 2022 e mostra o ex-presidente petista com 40% das intenções de voto contra 35% d atual presidente. Em novembro de 2021, Lula chegou a marcar 34% contra 29% de Bolsonaro em um dos cenários testados.

Segundo a consulta, Bolsonaro foi beneficiado pela saída do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) da disputa. Neste cenário, o atual presidente cresceu 3 pontos percentuais, enquanto Lula oscilou negativamente 1 ponto.

Os nomes da chamada “3ª via” seguem distantes de Lula e de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) parece com 5% seguido por João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), com 3% cada, e Simone Tebet (MDB), com 2%.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 10 a 12 de abril de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 322 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-00368/2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

4 pensou em “PoderData: vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai a 5 pontos

  1. Esse Lularapio,nunca esteve a frente do presidente BOLSONARO…esse ex presidiário vai pegar é taca nas URNAS… BOLSONARO REELEITO !!!!

  2. Bolsonaro próximo de Lula mínimo pesquosa fake news deixa abrir as urnas aí vcs vão vê kkkkkk

  3. Acomopanho política há anos e,nunca ví um candidato que sequer vai as ruas,está disparado nas pesquizas.O que vejo é o outro candidato ser aplaudido em todo os locais do País.Parece que o plano em eleger um candidato nos tribunais superiores,não vai dar certo.

  4. Essa pesquisa é feita por robô ligando para celulares e telefones. Logo em seguida saiu outra pesquisa, Sensus/Revista IstoÉ, feita presencialmente. O
    Lula está com uma vantagem de 14% sobre Bolsonaro.

Os comentários estão fechados.