Movimento do Sindeducação tem fortes digitais políticas

O movimento organizado pelo Sindeducação contra a Prefeitura de São Luís – supostamente para defender interesses de professores – tem cada vez mais digitais políticas.

O objetivo, parece claro, é atingir o prefeito Eduardo Braide (sem partido), que ainda se recupera de uma desgastante greve dos rodoviários.

Senão, vejamos…

Já se sabe que menos de 100 professores da rede pública municipal de ensino recebem abaixo do piso salarial da categoria – que é de R$ 3.845,63 por 40h de trabalho semanal, ou R$ 1.922,81 por 20h.

E a culpa, nesse caso, não é da Prefeitura, uma vez que projeto de lei corrigindo esse valor já foi encaminhado à Câmara Municipal (saiba mais).

Em tese, não há motivos para o movimento. A não ser os políticos.

E é aí que as digitais políticas ficam claras.

Para começo de conversa há que se destacar que as principais dirigentes do Sindeducação, Sheila Bordalo e Ester Durans, são filiadas, respectivamente, ao PSOL e ao PSTU.

Em sua visita recente ao Maranhão, o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, até participou de uma plenária do sindicato profissional.

Como não poderia faltar, quem também está dando todo o apoio ao movimento é o deputado estadual Duarte Júnior (PSB).

Derrotado por Braide em 2020, o socialista segue atuando como uma espécie de vereador de São Luís, já que pretende manter-se como antagonista do prefeito até 2024.

Tudo calculado.

Para completar, na segunda-feira, 18, até o perfil oficial do PCdoB da capital foi usado para atacar Braide.

Se ainda havia dúvidas sobre o viés político do movimento…

18 pensou em “Movimento do Sindeducação tem fortes digitais políticas

  1. ANÁLISE CERTEIRA. SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER. A QUESTÃO É QUE BRAIDE, A EXEMPLO DE BOLSONARO, TEM A FIDELIDADE DE SEUS MILHARES DE ELEITORES QUE O ELEGERAM A PREFEITO. E ISSO NÃO MUDA. O RESTO É NEHM NHEM NHEM DE QUE PERDEU A ELEIÇÃO E NÃO SE CONFORMA. VÃO TRABALHAR, PILANTRAS!

    • Gilberto Leda sua matéria reflete bem tua falta de conhecimento sobre a Educacao Municipal. Antes de tudo, te informa sobre o Estatuto do Magistério e a PCCV, sao leis municipais e que estao sendo descumpridas pelo prefeito q vc defende cm unhas e dentes. A tua amiga Carla Lima te deu um banho de conhecimento sobre o caso, no ultimo programa cartas na mesa.

    • Meu Deus, quem está com..politicagem é você, rapaz. Professor não tem representante legal a não ser pelo sindicato. Você se esqueceu que antes das eleições Braide usou a pauta da educação para angariar votos pra ele, prometendo, inclusive, 20% de aumento. Sendo assim, você recebeu algo de Braide pra falar mal do movimento que luta pela valorização da educação ludovicense?

    • Digital política tem é essa tua matéria. Estamos lutando pelos nossos direitos.

      • É mesmo? Bando de nojento que vivem falando mal de professor. Problema de vcs estamos na rua e vão pro vcs, Braide e Bolsonaro.

  2. Os defensores impetusoos do prefeito Braide poderia responder então, como e pq os outros gestores dos demais municípios que integram a Grande São Luís conseguiram conceder o reajuste aos professores, e a vítima, segundo o jornalista, Braide não consegue? Será que o município de São Luís é bem mais pobre, arrecada menos que as outras cidades da região metropolitana?

    • O reajuste é do piso, gente. Se o piso de uma cidade já é maior que o valor após os 33%, não há obrigatoriedade de aumento. Não é difícil de entender. Basta ler um pouco.

  3. Por que o senhor não investiga o destino do dinheiro do Fundeb, não visita as escolas, não verifica a qualidade da merenda escolar, dos onibus escolares e a aplicação das verbas educacionais? É fácil fechar o argumento no lugar-comum sobre partidos que apoiam a greve. Quero ver se aprofundar nós motivos da greve

  4. Infelizmente, vejo que vc deve ter sido pago para essa “avaliação”! As pessoas que estão a frente do sindeducacao são filiadas a partidos políticos mas os mais de 2000 professores que estavam na rua no dia 18.04.2022 são professores, muitos sem viés político, que estão lutando por salários dignos para a profissão que é a base para todas as outras! Antes de fazer um texto tendencioso desse, caso não tenha sido pago pra isso, visite as escolas municipais, veja as condições que trabalhamos diariamente, veja o qnto investimos do nosso bolso pra fazer o mínimo para nossos alunos que não têm culpa só descaso da prefeitura e merecem, têm direito, a uma escola com o mínimo de infraestrutura e de qualidade! Nossa luta não é contra o prefeito de São Luis, é a favor dos nosso direitos e dos direitos dos nossos alunos! Ao prefeito caberia abrir as contas e mostrar onde está o dinheiro da educação, pq dinheiro tem ou tinha… Ou deveria ter… A educação tem fonte própria e o dinheiro da escola é para ser investido na educação! Mas governo nenhum investe em educação, pq quem tem educação de qualidade, pensa, debate, luta por seis direitos e os políticos não querem que se forme esse tipo de pessoas, não é mesmo?! Meu desejo é que todos os políticos vivessem com o salário do professor da rede em que ele está inserido…o prefeito e os vereadores com o salário dos professores do município, ainda de acordo com o nível escolar que cada um tem, pq vereador analfabeto ou semi ou até mesmo com nível médio ganha mais que um professor de nível superior… O que queremos é o respeito ao nosso direito garantido, o partido do prefeito ou os adversários dele não nos importa… Notícia tendenciosa e, no mínimo, desrespeitosa com os mais de 2000 professores que estão na luta por dignidade!

  5. Interessante vc comentar sobre digitais políticas e não está errado. Vc fala de políticos que estão apoiando a nossa greve, e temos outros que vc não citou. Se esse movimento que tem como objetivo a valorização de uma categoria é de nossa educação como um todo, realmente não deveria está com digitais políticas. A nossa caminhada no dia 18 foi para mostrar que somos uma categoria até então desvalorizada por politicos que fazem campanhas em períodos de eleição e esquecem logo depois que são eleitos ainda tentam desmoralizar por falta de engajamento político,. Nós, professores comprometidos, tiramos muitas vezes do bolso para que nossos alunos tenham aulas de qualidade e com recursos diversificados. E um conselho: caso vc queira candidatar-se a um cargo político, procure alianças políticas que estejam engajadas com alguma luta por melhoria na nossa sociedade.

  6. Digital política tem é essa tua matéria. Estamos lutando pelos nossos direitos.

  7. Essas professoras das fotos que não são da direção do sindicato, sabem que vcs estão usando as fotos dela? Vcs tem direito a usode imagens d asas pessoas?

  8. O objetivo do movimento é claramente lutar por reajuste salarial. O piso é o valor minimo que um professor deve receber, o aumento do piso para um pouco mais de 800 profissionais de nivel médio e querer das migalhas para de mais de 80000 professores de nivel superior ( que compõem o quadro dos professores municipais de são Luis) faz com que a desvalorização profissional repercuta por toda a carreira. Os niveis de aumento devem ser proporcionais. O aumento de repasses do FUNDEB deveria poder garantir isso. É importante salientar que esse movimento por reajuste compativel com a Lei do PIso não é exclusiva da cidade de São Luís, no país inteiro pela valorização da categoria. Não é um caso isolado pra atingir a flor do campo. Importante refletir que a realidade que cerca outras cidades do nosso próprio Estado: Sâo jose de Ribamar concebeu reajuste de 35% a TODOS professores. Paço do Lumiar ofereceu 33,24 a TODOS os professores, Raposa deu 33,24 a TODOS os proferssores e aqui “grande” São Luís, os professores devem se conntentar com 10%? Ainda depois de 5 anos sem reajuste e de viver tirando do bolso pra trabalhar? Lembrando que durante a pandemia, professores trabalharam, e muito de suas casas, se utilizando de sua energia ( que está um abusurdo), de seus celulares e computadores, usando seus números de telefone pessoais pra fazer atendimento a pais e alunos, recebendo um auxilio de 70 reais que foram pagos só por 5 meses. Além disso muitas escolas não voltaram a funcionar presencialmente porque as obras nunca terminaram, ou foram psudoconcluídas com falhas profundas e tiveram que ser retomadas,.Uma gastação de dinheiro que demonstra falta de planejamento e fiscalização dessas obras, Tem escolas que foram maqueadas diversas vezes…
    Antes de atacar os professores e utilizar INDEVIDAMENTE a imagem das professoras, procurem pensar na realidade que enfrentamos, são tempos dificeis economicamente para todos… Por que os professores tem que se contentar?

    • O objetivo do movimento é claramente lutar por reajuste salarial. O piso é o valor minimo que um professor deve receber, o aumento do piso para um pouco mais de 800 profissionais de nivel médio e querer das migalhas para de mais de 80000 professores de nivel superior ( que compõem o quadro dos professores municipais de são Luis) faz com que a desvalorização profissional repercuta por toda a carreira. Os niveis de aumento devem ser proporcionais. O aumento de repasses do FUNDEB deveria poder garantir isso. É importante salientar que esse movimento por reajuste compativel com a Lei do PIso não é exclusiva da cidade de São Luís, no país inteiro pela valorização da categoria. Não é um caso isolado pra atingir a flor do campo. Importante refletir que a realidade que cerca outras cidades do nosso próprio Estado: São jose de Ribamar concebeu reajuste de 35% a TODOS professores. Paço do Lumiar ofereceu 33,24 a TODOS os professores, Raposa deu 33,24 a TODOS os proferssores e aqui “grande” São Luís, os professores devem se conntentar com 10%? Ainda depois de 5 anos sem reajuste e de viver tirando do bolso pra trabalhar? Lembrando que durante a pandemia, professores trabalharam, e muito de suas casas, se utilizando de sua energia ( que está um abusurdo), de seus celulares e computadores, usando seus números de telefone pessoais pra fazer atendimento a pais e alunos, recebendo um auxilio de 70 reais que foram pagos só por 5 meses. Além disso, muitas escolas não voltaram a funcionar presencialmente porque as obras nunca terminaram, ou foram psudoconcluídas com falhas profundas e tiveram que ser retomadas,.Uma gastação de dinheiro que demonstra falta de planejamento e fiscalização dessas obras, Tem escolas que foram maqueadas diversas vezes…
      Antes de atacar os professores e utilizar INDEVIDAMENTE a imagem das professoras, procurem pensar na realidade que enfrentamos, são tempos dificeis economicamente para todos… Por que os professores tem que se contentar?

Os comentários estão fechados.