Othelino destaca ‘Assembleia em Ação’ e novas movimentações políticas

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), falou, em entrevista ao quadro Bastidores do programa Bom Dia Mirante, conduzido pelo jornalista Clóvis Cabalau, nesta quinta-feira (28), sobre a sétima edição do programa ‘Assembleia em Ação’, que acontece nesta sexta-feira (29), em Paulino Neves. Ele também destacou a nova configuração da Assembleia após a janela partidária e o recente encontro que teve com o governador Carlos Brandão para tratar sobre projetos de cunho social que serão encaminhados pelo Executivo ao Parlamento.

Sobre o ‘Assembleia em Ação’, Othelino Neto afirmou que um dos principais objetivos do programa itinerante da Alema é influenciar diretamente nas políticas públicas voltadas aos municípios envolvidos. “Elaborar leis, fazer indicações, solicitar serviços, propor ações e intervenções para as regiões por onde passamos. Os deputados, claro, já conhecem a realidade de cada lugar, mas o ‘Assembleia em Ação’ nos proporciona conhecer com maior detalhamento as suas necessidades”, disse o parlamentar.

Ele destacou, ainda, qual será o foco do evento em Paulino Neves, que reúne representantes de 17 municípios das regiões dos Lençóis Maranhenses, Munim e Baixo Parnaíba, no auditório da Prefeitura, das 8h às 12h. “Certamente, buscaremos analisar como transformar aquele paraíso, que são os Lençóis Maranhenses, em fonte de renda para a população local, conciliando ações de preservação das suas belezas naturais e incentivando o uso sustentável dos recursos ambientais”, enfatizou.

Configuração partidária

Othelino também falou sobre a nova configuração da Assembleia após a janela partidária, que, segundo ele, promoveu uma movimentação bem intensa com ampla modificação na composição das bancadas, o que ele considera natural em razão do ano eleitoral.

“Prevaleceu o bloco ligado ao governo com ampla maioria. O PSB, partido do governador Carlos Brandão e do ex-governador Flávio Dino, tornou-se o maior partido da Casa; o PSC passou a ter representação na Assembleia. Houve, também, crescimento do Partido Progressista e o PCdoB manteve bancada significativa”, ressaltou Othelino.

Por fim, Othelino Neto repercutiu o último encontro com o governador Carlos Brandão. “Falamos sobre os projetos do Executivo em tramitação na Assembleia, encaminhados pelo então governador Flávio Dino. Na ocasião, ele também nos informou que enviará projetos de cunho social para contemplar segmentos que precisam ser melhor assistidos em nosso estado. Vamos receber essas proposições e, claro, dar a devida atenção e celeridade na tramitação”, garantiu.