Pela primeira vez na história um prefeito de Rosário ganha o Prêmio SEBRAE

O prefeito de Rosário, Calvet Filho, foi vencedor da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O município de 402 anos, que pela primeira vez é destaque em fomentar o empreendedorismo, concorreu na categoria Compras Governamentais.

O projeto “Empreendedoras e Empoderadas”, implantado em Rosário, foi o grande vencedor da etapa estadual do IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2021-2022, na categoria Compras Governamentais, realizada na noite desta terça-feira (03), no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, auditório Terezinha Jansen – Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. A conquista do prêmio pelo prefeito José Nilton Pinheiro Calvet Filho dá mais credibilidade e abre janelas para a atual gestão pública do município na busca de melhorias.

O prêmio tem como objetivo valorizar os gestores públicos e os projetos que contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. No Maranhão, 14 municípios foram finalistas. Esta é a primeira vez que Rosário vence a etapa estadual do Prêmio SEBRAE.

De acordo com o prefeito de Rosário, Calvet Filho, o prêmio tem grande importância para a população rosariense, em especial aqueles que apostam no empreendedorismo, na capacidade das mulheres e que o reconhecimento do SEBRAE é um estímulo a continuar buscando soluções e parcerias para os desafios da administração pública.

“É com muita alegria que recebo este prêmio, em nome da minha equipe, de todos empreendedores e daqueles que me deram esta oportunidade. O que estamos fazendo através das compras governamentais para fomentar o empreendedorismo local, onde 86% são mulheres, é sensacional, porque acreditamos que a gestão pública pode criar meios de estimular soluções em prol de emprego e renda para nossa terra, nossa gente”, evidenciou Calvet Filho.

Os projetos dos municípios passaram por avaliações técnicas de comissões formadas por especialistas de entidades representativas, universidades e órgãos de controle.

O projeto

O projeto “Empreendedoras e Empoderadas”, é focado na construção e na transformação social e financeira para a área rural, beneficiando centenas de produtores, integrantes da agricultura familiar e feiras empreendedoras. Neste projeto, são articuladas ações que visam o crescimento das comunidades. Participam diretamente da inciativa junto ao prefeito, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEAGRI), Sala do Empreendedor e Assessoria de Comunicação (ASCOM), além de toda a administração pública municipal.

Desde o início da atual gestão, o Prefeito de Rosário, Calvet Filho através de suas secretarias, mudou as estratégias governamentais e priorizou as compras de fornecedores locais, dando prioridades às mulheres, estimulando, assim, as produtoras a fornecerem com maior qualidade. O município comprou com recursos do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, em 2022, 57% de produtos dos agricultores familiares, no qual 86% destes fornecedores eram mulheres, ultrapassando o limite mínimo permitido por lei, que é 30 %. O Município vem substituindo gradativamente o biscoito água e sal industrializado por biscoito de polvilho, biscoito de mesocarpo de babaçu, pão caseiro, bolo de macaxeira e bolo de milho, todos produzidos por mulheres em cozinhas comunitárias. Modernizou-se a Feirinha das Mulheres Empreendedoras e Agricultura Familiar, que tem 100% de mulheres comercializando.