Justiça Federal barra construção de termelétrica no Maranhão

A Justiça Federal no Maranhão concedeu uma liminar em ação proposta pelo Ministério Público Federal e proibiu a Geradora de Energia do Maranhão S/A (Gera Maranhão) de iniciar qualquer serviço relativo ao empreendimento da Usina Termoelétrica Geramar III, inclusive a implantação de canteiros de obras. Foi determinada a paralisação de obras em curso, caso tenham se iniciado, na cidade de São Luís (MA).

Além disso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) terá que suspender a licença prévia concedida ao empreendimento, bem como qualquer ato posterior a ela no procedimento de licenciamento ambiental, como licenças de instalação ou autorizações de supressão de vegetação. Em caso de descumprimento da decisão, foi fixada a multa diária no valor de R$ 100 mil reais.

A Justiça Federal considerou na decisão que há sério risco de degradação ambiental em caso de instalação do empreendimento em área que o poder público municipal afirma não ser destinada à atividade de geração de energia termoelétrica.

6 pensou em “Justiça Federal barra construção de termelétrica no Maranhão

  1. O mundo caminhando para um matriz energética limpa e o Brasil ainda no passado, temos um matriz energética limpa ( que são as hidrelétricas) porém cara e de grande impacto ambiental, o Brasil é um país continental e privilegiado pela natureza, temos abundância de sol o ano inteiro, então pq os investimento em energia fotovoltaica ainda são baixas? Temos um litoral gigantesco, pq o investimento em energia éolica e baixo? Da para produzir energia com a força da maré entres outros meios…. Então eu pergunto a todos, pq insistir em uma matriz energética extremante poluidora? Sei que vai gera emprego e um certo desenvolvimento para região, mas a que custo? Vale a pena sacrificar o planeta para isso ? O clima e a natureza já dão sinais de catástrofe ….

    • Prezado Carlos

      Vc sabe qual é fonte a ser utilizada nesse empreendimento? Pois bem vou lhe falar já que vc não sabe, GNL e não Óleo Combustível como vc deve imaginar.

  2. Isso só acontece aqui no Maranhão….Duvido que esses servidores da Justiça Federal fizesse isso no Estado de Alagoas, …..Esses caras se metem em tudo em obras de grande envergadura no Maranhão….

Os comentários estão fechados.