Secretaria de Saúde descarta caso de Varíola do Macaco em São Luís

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou nesta quinta-feira, 2, por meio de nota o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), do Ministério da Saúde descartou a presença de Monkeypox (Varíola dos Macacos) em São Luís, até o momento.

O resultado se deu após investigação da Vigilância Epidemiológica e Sanitária referente a um caso suspeito envolvendo uma criança de 5 anos, que recebeu atendimento médico do Município, seguindo em isolamento domiciliar até que fossem concluídos todos os procedimentos necessários para a identificação da patologia.

Já a Secretaria de Estado da Saúde (SES) diz que, até o momento, não há nenhum caso suspeito de “Monkeypox” no Maranhão e que uma notificação que circula nas mídias sociais do CIEVS São Luís não segue critérios epidemiológicos nem avaliação clínica. “Portanto, não atende aos critérios de notificação de caso suspeito, segundo orientações do Ministério da Saúde. Sendo assim, a Secretaria acionou o CIEVS Nacional”, diz o comunicado.