Após quatro meses, Assembleia do MA instala comissões

Foi publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Maranhão, na sexta-feira (3), a Resolução Administrativa 424/2022, que trata da composição de 12 Comissões Técnicas da Casa. A resolução traz a nomeação dos deputados titulares e seus respectivos suplentes, conforme indicação dos blocos parlamentares Unidos pelo Maranhão, Democrático e Independente. A Comissão de Turismo ainda será nomeada. 

Os colegiados passaram quatro meses sem qualquer atividade. A demora se deu em virtude da disputa política entre aliados do governador Carlos Brandão (PSB) e do senador Weverton Rocha (PDT) na Casa. Eles se digladiavam pelo comando da CCJ, o que só foi resolvido em março, após um acordo do presidente Othelino Neto (PCdoB) com o governador.

Só depois disso os blocos parlamentares e bancadas começaram a discutir a formação das demais comissões.

O diretor-geral da Mesa Diretora, Bráulio Martins, informou que, a partir de agora, os integrantes de cada uma das comissões farão reuniões para escolher os presidentes. “A Comissão de Constituição e Justiça já tem seu presidente e vice, que são os deputados Ariston (PSB) e Ricardo Rios (PCdoB), respectivamente, e as demais ainda serão objeto de eleição. Esta semana, esperamos concluir esse processo”, afirmou. 

Já instalada, a CCJ tem como membros titulares os deputados Ariston Ribeiro (PSB), Ricardo Rios (PDT), Adriano (PV), Zé Inácio Lula (PT), Márcio Honaiser (PDT), Wellington do Curso (PSC) e Ciro Neto (PDT); e como suplentes os deputados Vinicius Louro (PL), Hélio Soares (PL), Neto Evangelista (União Brasil), Marco Aurélio (PSB), Rafael (PSB), Roberto Costa (MDB) e Wendell Lages (PV). 

A Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle terá como membros titulares os deputados Márcio Honaiser, Thaiza Hortegal (PDT), Neto Evangelista, Dr. Yglésio (PSB), Duarte Júnior (PSB), Arnaldo Melo (PP) e Marco Aurélio (PSB). A suplência ficou com os deputados Hélio Soares, Ciro Neto, Wellington do Curso, Ariston Ribeiro, Antônio Pereira (PSB), Socorro Waquim (PP) e Betel Gomes (MDB). 

Confira aqui as demais.