Começa o São João nos arraiais do Ipem e da praça Nauro Machado

Do Centro Histórico ao Calhau, o São João do Maranhão está a todo vapor. Começam neste sábado, 11, as programações dos arraiais da praça Nauro Machado e do Ipem, com atrações como: cacuriás, quadrilhas juninas, shows musicais, danças alternativas juninas, bumba meu boi, entre outros grupos, além de uma programação especial para o público infantil.

No arraial da praça Nauro Machado, a programação deste dia 11, véspera do Dia dos Namorados, começa às 17h30 com o espetáculo infantil “Cartuns Juninos” do artista Gilson César. Em seguida se apresentam: Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia; Dança do Lelê de São Simão; Boi da Liberdade do Mestre Leonardo (zabumba); Grupo Junino Mixirico, Boi de Pindaré (baixada); Boi de Santa Fé (baixada) e Boi de Ribamar (matraca).

No dia 12, que tal curtir uma festa junina a dois, ou mesmo, se não estiver namorando, tentar encontrar um par no arraial? A programação desse dia na praça começa às 17h com duas atrações para a criançada: a primeira é o Espetáculo Histórias do Mar do Maranhão, com Cris Campos Sereia; e em seguida, Cordel e Repente, com Raimundo Poeta. Às 18h, coreiras e tocadores do tambor de crioula do Mestre Leonardo ocupam a arena da praça. Em seguida, a voz encantadora de Gabriel Melônio e grandes sucessos do cancioneiro junino tomam de conta do arraial. O batalhão pesado do Boi da Maioba se apresenta, para depois dar lugar à quadrilha Princesa do Sertão. A Cia Barrica com seu espetáculo alternativo e o Boi Lendas e Magias completam a programação.

Arraial do Ipem terá espaços diversificados

No arraial do Ipem (Calhau) tem programação especial para a criançada na área Kids/ Ginásio, tem dois palcos: principal e alternativo, e para quem quer curtir um forró pé de serra, o Barracão do Forró. São quatro espaços para programação junina.

No dia 11, a programação inicia às 17h30 com William Moraes e Rosana, comandando o espetáculo Histórias de Minha Terra. Depois tem Raimundo Poeta, com Cordel e Repente, na área Kids. Às 18h começa a programação nos palcos principal e alternativo, com Tambor de Crioula de Mestre Filipe, Boi de São Simão (orquestra), Boi da Fé em Deus (zabumba), Boi de Santa Fé (baixada), show de Thays Moreno, Companhia Barrica (alternativo), Boi Mirantes da Ilha (orquestra) e Boi de Maracanã (matraca) encerrando a noite.

No Barracão do Forró, o ritmo corre solto às 19h, e às 21h, começando com Forró Encaixotado e encerrando com Forró de Ló.

No dia 12, a programação da área kids começa às 17h com Performance “Ikiru, Erê”, com Tairo Lisboa; e em seguida, a Banda Vagalume e a “Trupe Vagalume”. Nos palcos principal e alternativo se apresentam: Boi de Leonardo (zabumba), Boi de Axixá (orquestra), Boi de Nina Rodrigues (orquestra), show com Grupo Lamparina e Boi Pirilampo (alternativo).

No Barracão do Forró, estarão Kambada do Forró, às 19h; e Forró Made in Xote, às 21h.

De segunda a quarta-feira são 5 atrações diárias; sexta-feira, 6 atrações; e aos sábados e domingos, 7; além das atrações no espaço Kids e no barracão do forró. De segunda a sexta-feira a programação é das 19h as 00h; e aos sábados e domingos, das 17h às 2h.

Praça de Alimentação

No Ipem o público poderá se deliciar com uma variedade de comidas e bebidas que podem ser encontradas nas barracas, food trucks, food bikes, restaurantes, quiosques e barracas do programa Mais Renda, sorveteria, barraca de drinks e uma vila de chopp. São mais de 60 pontos de alimentação e bebidas.

Além disso, haverá espaço reservado para a imprensa e uma grande estrutura preparada para diversão e entretenimento do público.

Para quem quiser fazer aquela foto ou vídeo para mostrar para a família ou nas redes sociais, há espaços instagramáveis preparados especialmente para isso, com destaque para um painel de 360 graus.

São João em toda a capital

No arraial do Ipem, haverá programação todos os dias até o dia 10 de julho. E na Praça Nauro Machado, a programação será de quinta-feira a domingo, até o dia 3 de julho.

Além do Ipem e praça Nauro Machado, os arraiais também estão acontecendo na Vila Palmeira, Anjo da Guarda, Vila Embratel e Ceprama, lembrando que neste último, será a última semana de programação.

A programação desses arraiais, até o dia 12 de junho, pode ser conferida no site cultura.ma.gov.br e nas redes sociais oficiais da Secma. O São João do Maranhão 2022 é realizado pelo governo do Estado do Maranhão, via Secretaria de Estado da Cultura, com apoio cultural da Equatorial Energia, Supermercados Mateus, Guaraná Jesus e Coca-Cola.